Docentes falaram sobre novas abordagens, procedimentos didático-metodológicos e possibilidades de atuação e de ensino
A Prefeitura de Pará de Minas promoveu, na sexta-feira, dia 24 de setembro, o fórum Novas Perspectivas para Ensino de História: o Patrimônio Cultural em Foco. A proposta do evento, que aconteceu na Estação Cultural, foi debater com os docentes do componente curricular História, novas abordagens, procedimentos didático-metodológicos e possibilidades de atuação do educador nesta área do conhecimento.
Na ocasião, averiguou-se quais novas maneiras podem ser encontradas para levar aos alunos os saberes e as narrativas que envolvem e emanam do patrimônio histórico-cultural tombado do Município, buscando questionar as engessadas e cristalizadas formas de se ensinar História. Para Gustavo de Aguiar, Professor de História, é estratégico que o estudo da disciplina comece a partir da micro-história, olhando para o local onde se vive, conhecendo a identidade cultural e reforçando raízes. “Cria-se assim um sentido para o estudo da História”, afirmou Gustavo.
O Fórum, que compõe a 8a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, é a primeira ação de um projeto que tem como intuito o incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado. De acordo com Isabel Faria, Gerente do Museu Histórico, o programa será realizado nas escolas do Município para que os estudantes possam conhecer e preservar os patrimônios locais.