O acervo da Casa da Cultura foi agrupado em um único espaço.
Nesta quinta-feira, às 15 horas, na Casa da Cultura, a prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, fará a inauguração da Galeria de Arte Permanente Jerônimo Marcucci. O espaço foi um projeto aprovado pela Câmara Municipal, Lei Nº 104/2018, sendo de autoria do vereador Rodrigo Varela. “Esse espaço é extremamente importante para a visibilidade do acervo e para a própria cultura do município. O público poderá ver um pouco da evolução das artes plásticas em Pará de Minas”, disse o Diretor de Cultura José Roberto Pereira.
O acervo começou a ser formado após a criação da Secretaria de Cultura, em 1993. Desde então vem recebendo doações de diversos artistas pará-minenses. Nos últimos meses o acervo passou por higienização e algumas peças foram restauradas.
O nome da galeria é uma homenagem ao artista plástico Jerônimo Marcucci, que recebeu expressiva votação no Conselho Municipal de Política Cultural de Pará de Minas, dentre outros nomes apresentados, igualmente importantes. Marcucci é natural de Belo Horizonte e formado pela Escola Guignard. Mudou-se para Pará de Minas em 1985, onde residiu até seu falecimento, em janeiro de 2007.
Marcucci participou de diversas exposições por todo o país. Foi fundador do Atelier Livre de Artes Plásticas, em 1973, em Belo Horizonte, e um dos primeiros integrantes da Feira de Artesanato de Belo Horizonte. Participou de salões de arte, sendo premiado em alguns deles. Em Pará de Minas foi um dos Fundadores da Escola Municipal de Artes e Ofícios – Sica, e trabalhou também no Museu Histórico de Pará de Minas como restaurador.