Exposição comemorativa apresentará talentos reconhecidos na arte ceramista pará-minense
O Grupo de Produção de Cerâmica da Escola Municipal de Artes e Ofícios – Sica completou 20 anos de fundação. Criado em 1999, por seis artistas, ele ajudou a consolidar a arte ceramista como bem imaterial do Município de Pará de Minas. Atualmente, os 11 integrantes se reúnem todas as quintas-feiras para manter viva essa tradição.
O grupo nasceu com o objetivo de reunir professores e ex-alunos convidados a partir das oficinas de cerâmica oferecidas pela Escola, visando o desenvolvimento de peças modeladas em argila. “Hoje, uma característica desse grupo é a união que contribui para a continuidade desse trabalho, de forma voluntária. Ele foi criado em 1999, depois de uma oficina realizada na Escola chamada Panela de Barro e isso entusiasmou os artistas e alunos a criarem cerâmicas de melhor qualidade. Ao longo deses anos o Grupo revelou talentos e ajudou a perpetuar essa forma de arte que é uma das mais importantes de Minas Gerais”, disse Edna Morato, Gerente da Escola de Artes.
A Professora da Escola de Artes, Heloísa Xavier é uma das integrantes que está no Grupo desde sua criação e hoje é a coordenadora. “Todos os componentes passaram pelas minhas aulas na Escola. No decorrer delas, eu ia observando o desenvolvimento dos alunos e depois convidando para integrar o grupo, o talento delas é o que a gente destaca. Nosso foco na produção é de peças que podem ser úteis no dia a dia como decoração, panelas, jarras e potes”, disse a artista.
Desde 2010 a arte ceramista é registrada como patrimônio imaterial do Município. “O Grupo de Produção de Cerâmica deu notabilidade para que isso acontecesse. O grande objetivo é preservar a arte ceramista em Pará de Minas”, disse Edna.
Para comemorar os 20 anos do Grupo, a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional realiza uma exposição de peças produzidas pelos integrantes. “A exposição será na própria Escola e tem o nome de Grupo de Produção de Cerâmica da Escola de Artes – 20 anos unidos pela arte. A abertura será na terça-feira, 3 de setembro, às 15 horas”, completou Edna Morato.