Três sessões do espetáculo “Os Orixás” foram apresentadas no Geraldina Campos de Almeida.
O Grupo Giramundo, conhecido mundialmente pelo teatro de bonecos, trouxe pela primeira vez a Pará de Minas o espetáculo Os Orixás. Nos dias 8, 9 e 10 de março, o quase cinquentenário grupo mineiro se apresentou em sessões gratuitas no Teatro Municipal. “Esse projeto de circulação do Giramundo poderia passar por apenas por duas cidades do interior de Minas e eles escolheram Pará de Minas, isso foi muito bacana”, contou Isabel Faria, Gerente do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
O espetáculo apresentou a gênese do mundo, da terra e do homem e a riqueza do panteão africano, seus deuses e heróis, sua mitologia e sua cosmogonia. A montagem ressalta a assimilação da cultura Iorubá pelos brasileiros. Mais de 450 pessoas passaram pelo Teatro Municipal. “Os Orixás é um espetáculo muito bem produzido, um trabalho fantástico do Grupo. Foi uma oportunidade de ver de perto os bonecos do Giramundo. O público que esteve no Teatro ficou encantado. Tivemos inclusive uma sessão exclusiva para estudantes”, disse Isabel.
Além das apresentações do espetáculo Os Orixás, no dia 9, o Giramundo realizou em Pará de Minas uma oficina de manipulação de bonecos. Como as vagas estavam limitadas a 20 pessoas, as inscrições terminaram rapidamente. “Pudemos ter contato direto com a filha de um dos fundadores do Giramundo, Beatriz Apocalypse que hoje é a diretora do Grupo. Ela contou a maravilhosa história dos 50 anos de existência e resistência.