Procedimento voltou a ser realizado no HNSC após intervenção da Prefeitura.
Duas equipes do MG Transplantes estiveram em Pará de Minas na terça-feira, 21 de janeiro. Elas chegaram de helicóptero para retirar os órgãos de um paciente do Hospital Nossa Senhora da Conceição que teve morte encefálica. Todo o protocolo para retirada do coração, rins, fígado e córneas foram cumpridos e os órgãos seguiram rapidamente para Belo Horizonte. Uma equipe foi responsável pela retirada do coração, procedimento que durou uma hora.
“O implante do coração deve ser feito o mais rápido possível”, explicou Marcos Tito, Cirurgião Cardíaco do MG Transplantes. A outra equipe ficou responsável pela retirada do fígado, das córneas e dos dois rins”, disse o médico.
A atitude da família do doador, um homem de 31 anos, foi decisiva para devolver a esperança de vida a quem aguarda por um órgão na fila de transplantes. “Agradecemos demais à família, em um momento de pesar, mas agora seis pessoas serão beneficiadas, vidas que serão salvas”, completou Marcos.
É a segunda vez só neste mês que o Hospital Nossa Senhora da Conceição segue o protocolo do MG Transplantes para retirada de órgãos. A implantação do procedimento foi uma preocupação da Prefeitura de Pará de Minas quando assumiu a administração do hospital. “Além do protocolo, trabalhamos para termos toda a estrutura necessária para dar continuidade a esse trabalho que salva vidas. Havia mais de 20 anos que esse tipo de procedimento não era realizado no HNSC. Tivemos o primeiro há aproximadamente 15 dias e, agora, já fizemos o segundo. Isso pra gente é uma vitória”, disse o Prefeito Elias Diniz ao acompanhar o trabalho dos Bombeiros, do MG Transplantes e do HNSC.
Agora o Hospital Nossa Senhora da Conceição se prepara para dar mais um passo na busca por salvar vidas por meio da doação de órgãos. Em breve, uma equipe de profissionais da própria unidade poderá fazer a retirada das córneas de pacientes com morte encefálica. “Estamos trabalhando para ter aqui uma comissão de captação de órgãos. Estamos encaminhando ao MG Transplantes uma equipe própria para capacitar os nossos profissionais a captarem as córneas, que é um procedimento mais simples”, disse Clelton de Faria Pacheco, Interventor do HNSC.