Conquista acontece um ano após a intervenção pela Prefeitura, que reabriu as portas da instituição.
Com a inauguração da ampliação e reforma do CTI, o Hospital Nossa Senhora da Conceição dá hoje mais um passo em direção à melhoria e à ampliação dos serviços prestados à população de Pará de Minas e de 56 municípios da macrorregião. O número de leitos oferecidos salta de seis para dez. Isso significa que mais pacientes em estado grave e aqueles que necessitam de atendimento e monitoramento contínuos poderão ser assistidos aqui, por uma equipe especializada. As obras, estimadas em aproximadamente R$ 100 mil, foram realizadas com recursos do próprio Hospital, que dá sinais de recuperação de sua saúde financeira e de resultados positivos, um ano após a intervenção pela Prefeitura, que reabriu as suas portas.
Cerimônia
A cerimônia de inauguração aconteceu nesta sexta-feira, 30 de novembro, no Salão Nobre do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que ficou completamente lotado. Participaram do evento o Prefeito Elias Diniz, o Vice-Prefeito Zezé Porfírio, o Secretário Municipal de Saúde Paulo Duarte, o Deputado Federal Diego Andrade, o interventor Clelton de Faria Pacheco, vereadores, profissionais da área da saúde, representantes da sociedade civil organizada, lideranças políticas e comunitárias. O economista Eduardo Almeida Leite representou a Provedoria do Hospital e os assessores Délio Alves e Cláudio Brandão, o Deputado Estadual Inácio Franco, que em 2010 destinou recursos para a construção do espaço onde foi instalado o novo CTI. O Deputado Federal Eduardo Barbosa foi representado pelo vereador Toninho Gladstone.
Ampliação
A ampliação do CTI começou a ser planejada logo após a intervenção, diante da constatação de que as instalações do que deveria ser o CTI pediátrico estavam completamente ociosas e de que havia um grande déficit de leitos de tratamento intensivo para adultos. Além disso, o antigo CTI era deficitário. Seu número de leitos era menor do que a capacidade de trabalho da equipe de profissionais. Daí, foi iniciado um árduo trabalho para que o espaço fosse adaptado e aprovado pelos órgãos reguladores da área da saúde.
Além do custeio da reestruturação física do espaço, o Hospital investiu cerca de R$ 30 mil na compra de equipamentos complementares. Recursos do PRO-HOSP e parceria com o ICISMEP, uma entidade de cooperação de serviços médicos que abrange vários municípios da região do Médio Paraopeba, também viabilizaram a instalação de equipamentos. Em todo esse processo, a participação ativa da Provedoria do Hospital foi decisiva para a concretização do projeto de ampliação do CTI.
Dez médicos intensivistas, quatro enfermeiros, 12 técnicos de enfermagem e dez fisioterapeutas atuam no CTI e poderão, sem prejuízo algum para a assistência aos pacientes, atender as demandas dos quatro novos leitos. A ampliação abrirá nove vagas para técnicos de enfermagem. Isso, contribuirá para o equilíbrio financeiro do Hospital, já que as despesas com os profissionais permanecerão praticamente as mesmas, enquanto a utilização dos leitos, tanto por pacientes do SUS quanto de planos particulares, poderá gerar novas receitas. Além disso, a ampliação dos leitos do CTI possibilitará que o Hospital Nossa Senhora da Conceição realize mais cirurgias eletivas para pacientes de Pará de Minas e da região, o que também representará impacto positivo no faturamento da instituição.