Nova unidade foi aberta nesta sexta-feira (22) e é a porta de entrada para pessoas com sintomas gripais.
Estão abertas as portas do Hospital Municipal Padre Libério, montado pela Prefeitura de Pará de Minas para, neste tempo de pandemia, atender pacientes com síndromes gripais. Já a partir desta sexta-feira, 22 de maio, pessoas com sintomas gripais devem procurar a nova unidade e não mais a UPA 24 horas. “Às nove da manhã nós abrimos as portas para atendimento a sintomas gripais, dividindo o fluxo da UPA. Qualquer cidadão que apresentar sintoma gripal terá acesso pelo Hospital Municipal, hoje uma unidade de retaguarda da UPA”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty.
O Hospital Municipal foi instalado no prédio do antigo P.A., no Senador Valadares e ficará aberto 24 horas por dia. São 10 leitos de retaguarda, sendo três semi-intensivos, inclusive com respiradores. “A equipe foi treinada nos últimos meses quando começou a pandemia seguindo todos os protocolos de biosegurança exigidos. Assim, podemos dar mais segurança aos profissionais e pacientes que por aqui passarem. Temos quatro equipes completas com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. O objetivo aqui é salvar vidas”, disse o Secretário.
A Prefeitura de Pará de Minas vai manter a estrutura do Hospital Municipal Padre Libério mesmo depois da pandemia do novo coronavírus. “O Hospital Municipal Padre Libério, atende a uma necessidade de urgência para combater o Covid-19. Fizemos essa estrutura em tempo recorde. Como Pará de Minas tem uma alta demanda por serviços de saúde que só são oferecidos em outros municípios como Belo Horizonte, Formiga, Brumadinho e Divinópolis, por exemplo, quando a pandemia passar, vamos fazer com que os procedimentos eletivos sejam feitos aqui mesmo. Queremos reduzir entre 60 e 80% o número de pacientes que vão pra outras cidades fazer tratamento”, concluiu Elias.