16º cronograma prevê também a imunização de pessoas com Síndrome de Down, pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades
Pará de Minas aguarda a chegada de nova remessa de vacinas contra a Covid-19, nesta sexta (7). A expectativa é que sejam liberadas para o Município 2.940 doses, sendo 2.850 destinadas à 1ª dose da AstraZeneca e 90 destinadas à 2ª dose da Coronavac. A Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu um novo cronograma de vacinação, já a partir do sábado (8), com a aplicação da 1ª dose em idosos de 61 anos. Na segunda-feira (10), serão imunizados os idosos de 60 anos.
Além dos idosos de 60 e 61 anos, também receberão a vacina as pessoas com Síndrome de Down ou doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), na terça-feira (11), e as grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades, na quarta-feira (12).
Para as pessoas com Síndrome de Down não é necessário documento médico comprovando a condição. Já as pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), as grávidas e as puérperas deverão levar documento que comprove o direito à vacina.
Os idosos de 60 e 61 anos poderão ser vacinados das 8 às 14 horas nos postos de drive thru montados no Automóvel Clube (São José), no Shopping Fabrika Mall (São Cristovão) ou no Ambulatório Médico de Especialidades – AME (Senador Valadares). As UBSs Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica) e as dos bairros Vila Ferreira e Santos Dumont (parte baixa) também estarão preparadas para atender a esse público, das 8 às 12 horas.
As grávidas e puérperas com comorbidades, os portadores da Síndrome de Down e de doenças renais crônicas em diálise deverão comparecer ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 8h às 14h, ou à UBS N. Sra. da Piedade (Antiga Policlínica), das 8h às 12h.
As pessoas que apresentarem sintomas gripais deverão aguardar 28 dias, contados a partir do 12º dia de sintomas, para a aplicação da vacina. O município garantirá a aplicação da dose.
As pessoas que tomarem a vacina contra a gripe (Influenza) deverão observar o intervalo de 14 dias entre a aplicação desta e da vacina contra a Covid-19.