Parte do acervo do artista está disponível na exposição Júlio Pereira – Contemporâneo de si mesmo.
Na última sexta-feira, 27, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, inaugurou a denominação da Galeria de Arte da Estação Cultural. O espaço homenageia Júlio Pereira, artista falecido em 2001, reconhecido pelo olhar sensível e questionador, responsável por trabalhos marcantes na cerâmica, no desenho e no teatro. Parte de sua produção compõe a exposição Júlio Pereira – Contemporâneo de si mesmo, que pode ser conferida no local durante este mês. A cerimônia, em virtude das medidas de controle da disseminação do novo coronavírus, contou com a presença de público restrito, dentre os quais o Prefeito Elias Diniz, familiares de Júlio Pereira e artistas.
“A inauguração deste espaço é um marco muito importante para a cidade. O Júlio era um artista único, ímpar, de uma sensibilidade incrível. Faltava mesmo uma homenagem para ele. Então, junto ao Conselho Municipal de Cultura, decidimos que a galeria levaria seu nome. Júlio era um artista completo”, explicou Maria Isabel Varela Grassi, Coordenadora da Estação Cultural.
De acordo com Maria Elizabete Pereira da Fonseca, irmã de Júlio, foi gratificante acompanhar o crescimento de um artista cuja marca é a sensibilidade, a tranquilidade e a paciência. “Foi com muita alegria, muita emoção! Eu falei que o céu hoje se uniu a nós porque mais do que nunca o Júlio será eternizado neste espaço. Ele sempre foi um grande guerreiro, lutou muito pela arte e cultura de Pará de Minas. E as manifestações estão todas aqui representadas”, ressaltou Maria Elizabete.
A exposição estará aberta para visitação até o dia 30 de dezembro. De acordo com o protocolo sanitário referente à pandemia de Covid-19, será permitida a entrada de apenas duas pessoas por vez, sendo obrigatório o uso de máscara.