Obra representa o fim das enchentes que danificavam a via
Solucionar definitivamente os problemas causados pelas chuvas na Rua Dr. Celso Charuri, que sempre era interditada devido ao rompimento da tubulação que dava passagem ao Córrego Água Limpa, no Senador Valadares. Esse foi o objetivo da Prefeitura ao construir uma ponte no local, que foi inaugurada na tarde de hoje, 30 de julho. A obra, iniciada em março, foi viabilizada pelo investimento de cerca de R$ 500 mil, recursos do próprio município. Com estrutura de concreto, a ponte possui extensão de 15 metros e largura de 10 metros.
No final de janeiro, fortes chuvas provocaram grandes danos na tubulação e a Rua Doutor Celso Charuri foi, mais uma vez, interditada. A Prefeitura, então, optou por resolver a situação de forma efetiva, como fez na Rua Cardeal Hugolino, também no Senador Valadares, onde construiu uma ponte que solucionou os problemas constantes gerados pelas enchentes.
A ponte interliga as regiões Norte e Sul da cidade. Com sua inauguração, o tráfego na Rua Dr. Celso Charuri foi restabelecido, beneficiando o acesso seguro, principalmente daqueles que se deslocam entre os bairros São Cristóvão, Jardim América, Redentor, Jardim América, Jardim das Oliveiras, São Francisco, Senador Valadares, Providência, Vila Ferreira, Recanto da Lagoa, Santa Edwirges e João Paulo II. É importante ressaltar ainda que a ponte facilitará o acesso dos moradores da região norte da cidade ao polo de saúde que a Prefeitura está estruturando no Senador Valares, com a UPA, o SAMU, o Hospital Padre Libério e o AME.
“A gente fica feliz por entregar essa obra, inclusive com o nome do saudoso e amigo Silésio Mendonça, que foi prefeito e vereador de Pará de Minas”, disse o Prefeito Elias Diniz na inauguração. “Essa obra, que será duradoura, solucionou um grave problema em tempo recorde e vai evitar transtornos para todos aqueles que utilizam a Rua Dr. Celso Charuri para seus deslocamentos”, acrescentou. “Essa obra será um elo de interligação entre vários bairros e vai contribuir para o desenvolvimento de Pará de Minas”, afirmou.
Segundo o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, José Cornélio de Oliveira, a ponte é de fundamental importância para a fluidez do trânsito. De acordo com ele, a opção da Prefeitura por construir a ponte, ao invés de instalar outro bueiro ármico no local significou responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e economia para o Município, pois já haviam sido instaladas várias tubulações, que eram sempre destruídas pelas enchentes.
Maria Helena Ferreira Mendonça, viúva de Silésio Mendonça, compareceu à inauguração e disse estar muito alegre pela justa homenagem. “Silésio foi uma pessoa que amou a cidade. Como Prefeito e como Vereador, ele fez muitas coisas boas para a cidade”, disse emocionada.
A Ponte na Rua Dr. Celso Charuri recebeu o nome de Prefeito Silésio Mendonça, de acordo com o projeto de lei de denominação proposto pelos vereadores Marcílio de Souza, Gladstone Correa Dias, Mário Justino da Silva, José Salvador Moreira e Dr. Ênio Talma Ferreira de Rezende.