Evento também marcou a abertura da Mostra de Cinema Pará-Minense e da Exposição O Cinema em Pará de Minas
Na última quinta-feira, 3, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, inaugurou a denominação da Sala de Cinema Sebastião Mendes – Tião do Cinema. O espaço homenageia o gerente do Cine Teatro Vitória que, por décadas, administrou a sala de cinema, deixando registrados os filmes exibidos, informações das sessões e até o valor arrecadado em cada uma delas. Seu amor pela chamada sétima arte contribuiu para a difusão da cultura cinematográfica em Pará de Minas e, por isso mesmo, a eternização de sua memória tem caráter afetivo e de resgate histórico. A cerimônia foi realizada na Estação Cultural e, em virtude das medidas de controle da disseminação do novo coronavírus, contou com a presença de público restrito.
De acordo com Helena Correa Pinto de Mendonça Mendes, neta do Tião do Cinema, a cerimônia de denominação foi um momento de muito orgulho, permeado pelo sentimento de pertencimento. “Não é apenas sobre eternizar um nome, mas também um ato e uma ideia”, enfatiza. Segundo ela, a iniciativa representa algo importante também para as gerações futuras. “A arte é uma paixão que deve ser cultivada”, ressaltou.
Na ocasião, foram abertas a Exposição O Cinema em Pará de Minas e a Mostra de Cinema Pará-Minense. Presente ao evento, a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino destacou a importância do legado artístico-cultural deixado por Tião do Cinema e convidou a população para prestigiar a exposição e a Mostra de Cinema, organizados em comemoração aos 162 anos do Município.
Exposição A História do Cinema em Pará de Minas
Albino Campos, que foi o último gerente do Cine Teatro Vitória, participou da inauguração e falou um pouco das vivências do tempo em que testemunhou o apreço dos pará-minenses pela chamada sétima-arte. Ele lembrou que a população frequentava as salas principalmente aos sábados e domingos e contou que, na exibição de A Batalha de Midway, foram instalados alto-falantes para amplificar a produção sonora do filme. O ex-gerente também destacou que E o Vento Levou foi um dos sucessos de bilheteria da época.
A Gerente do Museu Histórico, Isabel Faria, destacou que na exposição os visitantes poderão conhecer a história do cinema em Pará de Minas, desde 1913. Segundo ela, o acervo da mostra, com filmes, fotografias, cartazes, impressos de divulgação das sessões e até mesmo um antigo projetor, valoriza e ajudar a manter viva a história do cinema em Pará de Minas. A exposição A História do Cinema em Pará de Minas permanecerá aberta à visitação até o dia 28 de outubro, de segunda a sexta das 8 às 18 horas e aos sábados, das 9 horas ao meio-dia, na Estação Cultural.