Com 630 metros de extensão e iluminação de LED, novo espaço contará com ponto do Olho Vivo
A Prefeitura de Pará de Minas inaugurou na sexta-feira, 21 de maio, a Pista de Caminhada Chiquinho do Gás, no Parque do Eldorado. A entrega da pista foi a primeira etapa do conjunto de obras planejado pela Prefeitura para a região. O novo espaço integra o maior complexo de lazer da cidade, planejado pela Prefeitura para ligar os bairros Eldorado e Recanto da Lagoa. Com 630 metros de extensão e iluminação de LED, a pista já está sendo utilizada pela comunidade para atividade física e para o lazer. Construída em volta de uma das lagoas da região, ela, em breve, contará com ponto do Sistema Olho Vivo.
Presente à inauguração, o Promotor Delano Azevedo, da Curadoria do Meio Ambiente, lembrou que o espaço era um desejo da população e do Ministério Público. “Serve como testemunho de que uma obra simples transforma os lugares”, destacou.
Na opinião do aposentado Iraci Ferreira de Almeida, morador da região, o local, pela beleza, será um novo ponto turístico de Pará de Minas. Segundo ele, a obra foi importante não apenas para os moradores do bairro, mas de toda a cidade. “Antigamente, não podíamos nem passar por aqui. Era puro mato. Hoje, eu, minha esposa, filhos e netos podemos fazer caminhadas aqui”, comemorou.
Após a entrega da pista à comunidade, o Prefeito Elias Diniz enfatizou que obras similares deverão ser realizadas em outros pontos da cidade, utilizando os recursos advindos da multa paga pela mineradora Vale pelo atraso na entrega do Sistema de Abastecimento de Água do Rio Pará. “Vamos ter a oportunidade de realizar outros investimentos semelhantes, levando qualidade de vida para a população e preservando o meio ambiente”, afirmou, agradecendo de forma especial a parceria do Ministério Público e da Ama Pangeia.
A pista de caminhada começou a ser idealizada há quatro anos, com o início do desassoreamento da lagoa, realizado em parceria com o Ministério Público. Na época, o ex-vereador Chiquinho do Gás, trabalhava na Secretaria de Obras e Infraestrutura e empenhou-se na limpeza. Tamanha dedicação foi reconhecida por meio da denominação do espaço.