Obras criaram novos espaços para a Educação Infantil
A Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira, 30 de julho, mais uma obra na área da educação: a reforma da Escola Municipal Conceição Maria Moreira e de seu anexo Monteiro Lobato, no povoado de Limas. A completa revitalização incluiu troca de telhado, piso, construção de muro e pintura geral. Com a reforma, foi possível criar um espaço exclusivo para a Educação Infantil e dar mais conforto a todos os alunos e profissionais da unidade de ensino.
Atualmente, a Escola conta com quase 150 alunos matriculados em turmas de 1º e 2º períodos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II. Os alunos residentes fora do povoado de Limas, como aqueles que moram em Córrego das Pedras e em Aparição, são atendidos pelo serviço de transporte escolar ofertado pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Educação.
Durante a entrega da obra, o Prefeito Elias Diniz destacou que a educação é a alavanca do desenvolvimento, não só no perímetro urbano, mas também nas comunidades rurais e distritos. “A Escola de Limas não ficaria de fora do nosso grande projeto da educação”, afirmou. “A revitalização desse prédio foi feita para o acolhimento dos alunos, para que eles possam ter todas as condições de se desenvolverem na educação”, enfatizou.
Segundo Marluce de Souza Pinto Coelho, Secretária Municipal de Educação, a reforma solucionou graves problemas da Escola Conceição Maria Moreira, ao trocar o antigo telhado, que não oferecia segurança para os alunos e servidores da escola, e ao criar um novo espaço para a Educação Infantil. “A comunidade investiu e nos ajudou muito nessa reforma. Foi um grande esforço da Diretora, que sonhava com a inauguração do anexo para separar os alunos maiores dos menores”, reconheceu.
“O espaço da Educação Infantil ficou lindo. Era um espaço que as crianças mereciam”, conta a Diretora Valéria Nazaré Diogo Oliveira. Segundo ela, agora, os alunos da Educação Infantil podem realizar as atividades mais à vontade, sem a preocupação de incomodar as turmas do Fundamental. De acordo com ela, as salinhas passaram a serem enfeitadas, uma vez que agora não são mais divididas com alunos de outras etapas. Um grande benefício foi a separação das turmas do 1º e do 2º períodos, que eram multisseriadas devido à falta de espaço.