O serviço surgiu como apoio às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da saúde durante a pandemia
Na segunda-feira, 13, a Prefeitura de Pará de Minas inaugurou oficialmente o Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador Maria do Carmo de Faria (Kaká) – “Cuidando de quem Cuida”. Em funcionamento desde março, o serviço surgiu como apoio às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da saúde durante a pandemia. Nele, são oferecidos diferentes atendimentos aos trabalhadores da área da saúde de Pará de Minas, incluindo consultas e Práticas Integrativas Complementres (PICs), como acupuntura, auriculoterapia e Yoga Tibetano de cura (Lu Jong). Inicialmente, o Serviço oferecia assistência apenas aos servidores da rede municipal de saúde. Recentemente, passou a atender também aos trabalhadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição e da rede complementar, que opera com planos privados de saúde.
Ainda que os atendimentos prestados na nova unidade sejam voltados ao adoecimento devido ao trabalho, nada impede que outros tipos de problemas de saúde sejam identificados e o trabalhador encaminhado ao serviço responsável pelo tratamento. Presente à inauguração, o Prefeito Elias Diniz disse que o espaço foi pensado como um ponto de referência para terapias e atenderá 2.200 pessoas, número significativo para o município. “O serviço tem por finalidade ajudar os trabalhadores da saúde, tendo em vista que, durante a pandemia, esses profissionais ultrapassaram limites”, afirmou.
A denominação do Serviço homenageia a Técnica em Enfermagem Maria do Carmo de Faria, conhecida por Kaká, que faleceu em novembro de 2020. Kaká atuou na rede municipal de saúde entre 1992 e 2020, prestando serviços na antiga Fumusa, no Casmuc, nas UBSs do Caic e Dom Bosco. Quando faleceu, ela trabalhava na UBS Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica). De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, “é um nome muito significativo, que reafirma a importância do cuidado com o servidor” ressaltou.
O Psicólogo Marco Vinicius José da Silva é Coordenador do Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador e salientou que a grande procura pelos serviços manifesta a necessidade dos atendimentos para os profissionais. Ele explicou que o servidor vinculado à Secretaria de Saúde interessado em algum tipo de atendimento oferecido pelo Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador pode entrar em contato pelo ramal 4376. As consultas para os demais trabalhadores da saúde de Pará de Minas podem ser agendadas pelo telefone (37) 3233-5820.
O serviço funciona no antigo Posto de Saúde do Dom Bosco, na Rua Londrina, número 305, no bairro Jardim Beatriz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7 às 16 horas. É necessário que o trabalhador apresente, no dia da consulta, um comprovante de vínculo com a instituição.