As comemorações da Semana da Pátria foram marcadas em Pará de Minas por sessões cívicas realizadas de segunda-feira, 2 de setembro, a sábado, Dia da Independência.
As bandeiras foram hasteadas em frente a Prefeitura, no Bairro São Luíz, no São Cristóvão, na Praça Torquato de Almeida e no Padre Libério. No dia 7, as comemorações começaram cedo com uma missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, seguida pela sessão cívica na Praça Cônego Hugo.
O orador oficial foi o Prefeito Elias Diniz que destacou o papel das autoridades políticas na formação de um país independente. “É um momento de reflexão que temos que ter sobre nossa história para que possamos projetar nosso futuro. Dom Pedro teve papel fundamental na defesa do nosso Brasil ao renunciar o retorno a Portugal. Eu vejo que precisamos ter mais Pedros no nosso Brasil para defender principalmente os que mais necessitam”, disse o Prefeito Elias Diniz.
A Prefeitura trouxe durante a semana da pátria, uma reflexão sobre o Brasil independente e a importância do patriotismo. “Parabenizo a Prefeitura pela organização desses eventos nas praças, envolvendo a comunidade. Precisamos muito de ações e demonstrações de patriotismo das nossas crianças e respeito aos símbolos da nossa pátria. Tudo isso só é construído a partir do trabalho na escola”, disse Joana D’arc Lino, Diretora da Escola Estadual Frei Concórdio.
“Acho o Dia da Independência muito importante. Como sou escoteira, fiz uma promessa de cumprir meus deveres com a pátria. Nos dias de hoje, precisamos de muita união das pessoas, por isso é importante comemorar a independência”, disse Gabriela Pena Quirino Faria, 14 anos.
Nas sessões cívicas, estudantes foram escolhidos para representar a população e falar sobre a importância da independência e de se comemorar o dia da pátria. No evento realizado na Praça Ovídio Bueno Francisco, no São Cristóvão, Thalita Isidro Oliveira, aluna do 5º ano 03 da Escola Municipal Elvira Xavier de Melo, leu o texto Dia da Pátria Amada, Brasil.
Dia da Pátria Amada, Brasil
Pátria é país ou estado em que a pessoa nasceu e que faz parte como cidadão. Patriotismo é palavra que deriva de pátria, significa amor que se tem pela terra natal, este patriotismo pode ser manifestado pela valorização cultural do país, suas belezas e seus símbolos nacionais (bandeiras, brasões, hinos, etc.)
Em nosso país, 7 de setembro é considerado o dia da Pátria, pois foi neste dia, em 1822, que ocorreu a Independência do Brasil. É sempre bom lembrar uma data como essa, onde se comemora a independência do nosso Brasil. Mas será que todos nós brasileiros sabemos o real significado desta data? Seu valor histórico e social, dentro de um país de tamanha importância como o nosso?
É de conhecimento de todos que o Brasil passa por uma crise moral sem precedentes ou registro na história. Muitos podem olhar hoje para a situação de nosso país e pensar que não se tenha nada a comemorar. Mas já imaginaram se naquela época, em 1822, D.Pedro I tivesse perdido as esperanças e tivesse voltado a Portugal como queriam, e o Brasil tivesse retornado a condição de colônia de Portugal? No entanto o momento demonstra que o Brasil está a caminho de uma transformação. Mas essa transformação não deve ser somente dos dirigentes, ela tem que acontecer em toda a população, precisa-se difundir entre todos de nosso território nacional a consciência de que o bem público é de todos! Tudo que é público é de todos nós brasileiros, e todos precisamos zelar pelo bem publico. No momento em que toda a população tiver essa consciência clara e fixa, o país iniciará uma nova fase!
Em 1822 quando D. Pedro declarou a Independência, não conhecia as dificuldades do futuro, mas com certeza, tinha em mente uma nação independente e próspera. Hoje a população tem nas mãos o poder de escolher seus dirigentes, a democracia é uma conquista do povo brasileiro e devemos sempre exercer a cidadania. Portanto a importância de se comemorar essa data, precisa-se que cada brasileiro perceba seu significado. Comemorar esse dia é um momento de reflexão e emoção. Faz-se necessário que cada brasileiro entenda que nós somos o Brasil e que podemos expressar nosso amor a Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar… Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitado cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.
Viva nossa Pátria amada, viva nosso Brasil!!