Objetivo é promover o encontro entre trabalhadores que buscam oportunidade profissional e empregadores que oferecem vagas.
A inserção no mercado de trabalho exige ações de seleção e recrutamento cada vez mais assertivas. Foi justamente para tornar mais efetivas as ações de intermediação de mão-de-obra promovidas pelo Sine que a Prefeitura de Para de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, implementou iniciativas pioneiras no órgão. Com o objetivo de promover o encontro de trabalhadores quer buscam uma oportunidade profissional e os empregadores que necessitam de funcionários, o SINE agora conta com duas novidades.
A primeira delas é a contratação de uma psicóloga com especialização em recursos humanos. Por meio de entrevistas, ela analisa o perfil do candidato e faz o cruzamento com os requisitos indicados pelas empresas que ofertam vagas. Assim, se inicia um processo de contratação com maiores possibilidades de sucesso. O trabalhador poderá, a partir de sua qualificação, personalidade e experiência ser encaminhado a uma vaga na qual poderá desempenhar melhor suas habilidades. Por sua vez, o empregador terá um colaborador com as características que atendam às suas demandas. Essa profissional também realiza orientação profissional para auxiliar o candidato na escolha de uma profissão ou no desenvolvimento profissional. Por meio de contato permanente com os profissionais dos CRASs e do CREAS, ela incentiva a divulgação de vagas e cursos da UAITEC, com o objetivo de buscar novos alunos para essas oportunidades de capacitação e, futuramente, direcioná-los ao Sine, para que ingressem no mercado de trabalho.
“A população que procura o Sine é, em geral, mais vulnerável à escolaridade, às experiências profissionais e aos contatos profissionais que possuem. Esse público também enfrenta outras barreiras que podem dificultar a sua permanência ou implicar na sua exclusão do mercado de trabalho”, explica o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina. Segundo ele, o projeto de orientação profissional visa oferecer orientação ao trabalhador quanto à escolha do emprego e às condições para que ele seja capaz de permanecer no trabalho e de buscar o aperfeiçoamento profissional.
Outra ação pioneira do Sine é a disponibilização de espaço para que empregadores façam treinamentos. A iniciativa favorece principalmente a contratação por empresas que não são sediadas em Pará de Minas. O local, que conta, inclusive, com computadores, foi usado na última semana por uma empresa de Goiânia, que contratou trabalhadores pará-minenses para o canteiro de obras montado na cidade. “Chegamos há 30 dias e montamos um projeto. Tivemos o total apoio do Sine para contratar mão de obra e também para realizar um treinamento”, contou o Engenheiro Civil Douglas da Silva. Péricles Cristiano, Técnico em Segurança do Trabalho foi contratado pela empresa e, após participar de treinamento na sala disponibilizada pelo Sine, junto com outros colegas recém contratados, estava animado para assumir o novo posto de trabalho. “Fui muito bem recebido pelo Sine. Tive uma oportunidade e estou muito satisfeito”, disse. Ele conta que chegou a Pará de Minas em 2008 e buscou ajuda no Sine. Foi encaminhado a uma vaga e acabou vivenciando a experiência profissional que lhe ajudou em conseguir a nova colocação no mercado de trabalho.
José Alves da Silva Neto, coordenador do Sine, relata que o órgão funciona das 7 às 16 horas, realizando todos os atendimentos. “Oferecemos hoje, uma ampla infraestrutura para que as empresas possam promover treinamentos para o pessoal, com todo o conforto e os cuidados recomendados durante a pandemia”, ressaltou.