Mais de 1200 atletas participam dos jogos.
Começou o evento esportivo estudantil mais tradicional de Pará de Minas. A abertura oficial do Jepam 2019 reuniu atletas, familiares e autoridades no Estádio Ovídio de Abreu – Campo do Paraense na noite de terça-feira, 27 de agosto. A cerimônia foi marcada pelo desfile das delegações e pela chegada da tocha olímpica carregada pelo atleta Galba Couto seguido pelos corredores da Corpam.
Esta é a 27ª edição dos Jogos Estudantis de Pará de Minas. Neste ano, mais de 1200 atletas de 25 escolas participam do Jepam. Jennifer Carolina Silva Menezes, aluna da Escola Estadual Zico Ferreira, disse que considera a participação nos jogos importante para incentivar o esporte e oferecer oportunidades aos jovens. Leandro Pereira de Souza, aluno do Colégio São Francisco, jogador de basquete também participou do jogos e disse que o Jepam é uma oportunidade bacana de se preparar para o futuro no esporte.
Até o dia 6 de setembro, atletas de atletismo, badminton, basquete, futsal, handebol, peteca, vôlei, xadrez, ju-jitsu e queimada vão se enfrentar no Clube Praça de Esportes do Pará, na Quadra Poliesportiva Professor Daniel Barbosa, no Ginásio Poliesportivo do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, na AABB e na Quadra do Vilense. Mesmo com dificuldade financeira, a Prefeitura se mobilizou para a realização do Jepam, com o objetivo de promover educação e saúde, por meio do esporte e da interação social dos jovens. “O esporte é uma forma provocativa de trabalharmos a integração, o respeito, o limite e a competição sadia. Investir no esporte é investir diretamente na formação das pessoas e em saúde”, disse o Prefeito Elias Diniz, que abriu oficialmente os Jogos.
“É no Jepam que começa o processo de formação dos atletas em Pará de Minas. Toda a base é aqui, onde incentivamos o prazer pela competição e os valores implícitos na prática esportiva”, disse o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale.