Emoção e alegria tomou conta de todos na divulgação da 7ª edição ParaLiteratura
Nesta segunda-feira, 9 de abril, a Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, visitou a Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, a Escola Municipal Dom Bosco e a Escola Estadual Fernando Otávio para divulgar a 7ª edição da ParaLiteratura: feira de incentivo a leitura. Todas as escolas visitadas, contaram com o apoio de artistas contadores de histórias e de acadêmicos da Academia de Letras de Pará de Minas. Após as apresentações, foram sorteados livros de diversos gêneros, de acordo com a faixa etária das turmas presentes.
Na parte da manhã, a Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora recebeu com alegria os contadores de história Luz Marina e Arimatéia Rosa, do projeto “Alumia Contos Em Cantos”. Os alunos ficaram envolvidos com a alegria da dupla e não se contentaram com apenas uma história. “A apresentação tornou nossa manhã muito mais alegre. É muito importante esse tipo de ação com os adolescentes, para que eles não percam o encanto pela literatura. A ParaLiteratura vem para mexer com os nossos corações.”, disse a diretora da escola Ednamara Campolina.
No período da tarde, a divulgação aconteceu na Escola Municipal Dom Bosco e contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional Paulo Duarte, os representantes das empresas parceiras Lamil Especialidades Minerais, Embapel e Academia de Letras de Pará de Minas. Como não poderia faltar, as contadoras de histórias Sandra Aguiar e Ana Flávia Cândido fizeram uma belíssima apresentação que contagiou as crianças. “Os alunos são sem sombra de dúvidas o público-alvo deste grande evento. Queremos incentivá-los à leitura. O objetivo da feira é levar cultura e literatura para todos”, disse o Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Paulo Duarte.
A noite, os alunos da Escola Estadual Fernando Otávio tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com os acadêmicos da Academia de Letras de Pará de Minas. Além do bate-papo foi sorteado o Bianuário de 2016 /17, livro que reúne crônicas, contos e poesias, escritos pelos membros da Academia. “A Paraliteratura é o maior evento literário do Município. É muito pertinente que a feira tenha o apoio da Academia, uma instituição voltada para o incentivo à leitura e à escrita, o que comunga com os objetivos do evento. Para nossa Academia, é uma honra apoiar a Paraliteratura”, disse a Presidente da Academia de Letras de Pará de Minas, Carmélia Cândido.
A exposição e venda de livros da ParaLiteratura acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, das 9 às 19 horas, e no sábado, 14 de abril, de 8 às 12 horas.