Eventos vão comemorar a melhora da qualidade de vida e a inserção social de pacientes da saúde mental.
A Prefeitura de Pará de Minas realiza uma série de eventos para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio. Mas, a programação começa nesta quarta-feira, 16 de maio.
O I Torneio Centro-Oeste de Futsal – Craques da Vida vai abrir as comemorações. A competição reunirá pacientes da saúde mental das cidades de Lagoa da Prata, Pitangui, Oliveira, Santo Antônio do Monte, Itaúna e Pompéu, além de Pará de Minas. “A abertura será às 9 horas desta quarta-feira, no Poliesportivo do Clube Praça de Esportes do Pará, mas haverá jogos também no Centro Esportivo Professor Daniel Barbosa. Nessa competição, esses pacientes vão mostrar que são protagonistas das suas próprias vidas, por meio do esporte, com foco na reinserção social”, disse Viviane Teixeira, Coordenadora do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas da Secretaria Municipal de Saúde.
Na quinta-feira, dia 17 de maio, a partir das 8h30, na Praça Padre José Pereira Coelho haverá aula de Yoga Tibetana, apresentação teatral com pacientes do Centro de Convivência da Saúde Mental e da Residência Terapêutica, aula de Zumba e blitz educativa. No dia 18, sexta-feira, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, também na Praça, a Prefeitura realizará uma Blitz educativa e a apresentação dos serviços de saúde mental do Município, a partir das 8h30.
“O Município de Pará de Minas se organizou para comemorar a Luta Antimanicomial. É uma luta que acontece no Brasil inteiro em prol dos pacientes que antes ficavam isolados nos manicômios e hoje têm espaços reservados dentro da sociedade com foco na reinserção social”, completou Viviane. De acordo com ela, é importante conscientizar as pessoas sobre a importância dos serviços substitutivos da rede de saúde mental para tratamento do sofrimento psíquico.
Para Paulo Duarte, Secretário Municipal de Saúde, os eventos comemorativos ao Dia da Luta Antimanicomial mostrarão os avanços do tratamento em saúde mental. “Pará de Minas conta com uma ampla rede de assistência na área, integrada pelo CAPS AD, Cersam, Centro de Convivência em Saúde Mental, Residência Terapêutica, Ambulatório Psicológico Infanto-Juvenil e Adulto e pelo Ambulatório Psiquiátrico Infanto-Juvenil e Adulto. É importante que as pessoas conheçam os serviços que a Prefeitura oferece nessa área”, completou.