A Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social junto ao Departamento de Trânsito promovem ações sobre a conscientização ao ‘Maio Amarelo’.
O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito e foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, mas esse ano, em decorrência da pandemia de covid-19, as ações do Maio Amarelo de 2021 serão prioritariamente através das redes sociais. Segundo Pedro Paulo Alves dos Santos, responsável pelo Departamento de Trânsito, alunos do município serão alcançados pelas ações.
“Através das redes sociais da Secretaria de Educação, Assistência Social e da Prefeitura Municipal que trabalham para que a divulgação chegue aos alunos tanto dos projetos e todos os alunos da rede municipal de educação”, relata.
Wasley de Souza Novaes, do setor de Saúde do Trabalhador, falou em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem, 24, sobre os impactos e gastos gerados por acidentes de trânsito na esfera pública. “A hospitalização, sequelas, carregam um custo. Temos que pensar que a maioria dos acidentes acontecem de uma forma esperada, próximos a sinais de trânsito, não é um acidente agudo, tem consequências muito grandes. Isso gera um impacto muito grande numa família, imagina uma pessoa afastada sequelada sem produzir, para uma empresa isso gera um custo de produção muito grande”, reitera.
Ele ainda chamou a atenção do público para a importância da participação da sociedade civil na construção de um trânsito mais seguro.
“O tema do maio amarelo tem a ver com responsabilidade no trânsito a educação e previdência é extremamente importante nessa hora A gente precisa obedecer a velocidade da via, obedecer a distância dos carros, o pedestre que é prioridade, a questão do uso do celular que é indevido”, finaliza.
Sobre o Maio Amarelo
Desde 2011, a Campanha de Educação no Trânsito pelo Movimento Maio Amarelo é realizada em todo o país, numa ação anual coordenada entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo da iniciativa é colocar em pauta o tema e mobilizar toda a população, tendo como foco os cuidados com a vida.