Prefeitura realiza treinamento para cantineiras. Agora, procedimentos de higienização e manipulação de alimentos estão padronizados.
Mais de 120 Cozinheiras e Auxiliares de Cozinha, funcionárias das creches, CMEIS e escolas da rede municipal de educação, participaram de um treinamento nos dias 15 e 16 de março, no Sindicato Rural de Pará de Minas. A Prefeitura de Pará de Minas implanta nas unidades de ensino um Procedimento Operacional Padronizado. Apesar de já estarem em prática, as normas devem ser implantadas oficialmente, atendendo à determinação da Vigilância Sanitária. “Esses procedimentos já fazem parte da rotina das cantineiras nas escolas porque dizem respeito às boas práticas dos processos de higienização e manipulação dos alimentos. Agora, estamos implantando oficialmente esses procedimentos”, disse Anna Paula Sant’Anna Amorim Pena, Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo treinamento.
Isabel Cristina de Menezes trabalha na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães – Caic há cinco anos e agora teve a oportunidade de participar do treinamento e confirmar que a merenda oferecida às crianças é de muita qualidade. “Foi muito importante para todas nós. As dúvidas foram esclarecidas, foi um treinamento bem proveitoso. Os alunos do Caic amam nossa merenda e a família agora pode ficar mais tranquila porque a gente está fazendo o certo. Estamos bem capacitadas para trabalhar com os filhos deles”, disse a Auxiliar de Cozinha.
O objetivo da implantação do Procedimento Operacional é manter a qualidade das mais de 15 mil refeições servidas diariamente nas unidades educacionais da Prefeitura de Pará de Minas. “Nesse ano, temos algumas cantineiras novatas, que nunca trabalharam na Secretaria de Educação. Então, é importante que elas fiquem atualizadas sobre o assunto. Discutimos aqui, por exemplo, algumas dúvidas em relação à concentração de cloro ideal para fazer a sanitização e a frequência de higienização de determinados setores e equipamentos. Viemos para sanar essas dúvidas e para padronizar os procedimentos”, completou Anna Paula Sant’Anna.