Fé e tradição se uniram mais uma vez para homenagear Jesus Cristo.
Milhares de católicos se reuniram na quinta-feira, 20 de junho, para a tradicional procissão de Corpus Christi. Em Pará de Minas, a cada ano a festa é realizada em uma das seis paróquias da cidade, desta vez foi na de Nossa Senhora da Conceição. A concentração foi em frente ao Restaurante da Criança, no bairro Recanto da Lagoa. “Ficamos felizes ao ver que o povo aderiu a essa proposta da igreja de tornar pública a celebração de Corpus Christi”, disse o Padre Adilson Neres, da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
As ruas foram enfeitadas com os tradicionais tapetes feitos de serragem, pó de café, tinta e cal. Símbolos da fé católica artisticamente trabalhados ornamentaram o caminho por onde o Santíssimo Sacramento passou, durante a procissão, uma tradição centenária registrada como patrimônio imaterial de Pará de minas. “Itaúna, por exemplo, conseguiu só agora, depois de 70 anos a registrar o ofício como patrimônio. Pará de Minas tem isso desde 2010, e demonstra a união que a cidade manifesta”, contou Padre Adilson.
Os tapetes começaram a ser preparados bem cedo. Cada paróquia ficou responsável por um trecho do trajeto. “Foi um dia muito proveitoso e cansativo, mas como propósito acreditamos que pra Deus valeria a pena. Chegamos por volta das seis horas da manhã e só terminamos às 14 horas”, disse o jovem Marcos Vinícius Ribeiro, voluntário da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
Neste ano, a Igreja quis chamar a atenção para um problema comum a muitos pará-minenses. A tragédia de Brumadinho foi lembrada por meio de uma encenação. Antes da procissão, atores, sujos de lama, ficaram por um tempo deitados no chão, simbolizando o sofrimento das vítimas. “Não queremos que isso caia no esquecimento, até porque na nossa paróquia há pessoas que tiveram vítimas da tragédia de Brumadinho”, disse o Padre.
A Festa de Corpus Christi é realizada pela Forania de Nossa Senhora da Piedade e tem o apoio da Prefeitura que, em maio, realizou uma oficina para ensinar aos voluntários técnicas de como confeccionar os tapetes.