Artistas e públicos celebraram a arte em duas noites de apresentações
A Quinta Mostra de Cenas Curtas de Teatro e Dança encantou e causou reflexões no público que foi ao Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida no último final de semana. No sábado, 20 de julho, subiram ao palco os artistas de teatro que trouxeram para a cena, temas como preconceito, doenças causadas por estresse, incentivo a leitura, morte, perdas de valores importantes para o convívio social, entre outros. No domingo, 21, foi a vez da dança. As coreografias selecionadas mostraram a diversidade de ritmos praticados em Pará de Minas e outras cidades de Minas Gerais, além de usarem os passos de danças e o corpo para protestos contra opressão e discriminação.
O evento promovido pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultural e Comunicação Institucional, reuniu atores e dançarinos de todas as idades e gêneros artísticos. A participante com mais experiência de vida, foi dona Maria de Lourdes Faria Leitão, de 85 anos de idade, que dançou uma coreografia, dirigida por Telma Bambirra. Com o objetivo de estimular a criatividade dos artistas e criar meios de divulgação da produção cultural local e regional, a Quinta Mostra de Cenas Curtas de Teatro e Dança de Pará de Minas fomentou e promoveu um intercâmbio entre artistas de cinco cidades mineiras: Pará de Minas, Itaúna, Florestal, Belo Horizonte e Caeté.
O público pode votar na cena de teatro e no número de dança que mais gostou. Os vencedores foram: Teatro, “Apenas Nós”, direção de Flávia Guimarães Silva / Pará de Minas; e, Dança, “Onsra”, coreografia de Sandi Cristina Silva / Distrito de Tavares de Minas – Pará de Minas.