Novidade este ano foi o caráter competitivo do evento.
A Quarta Mostra de Cenas Curtas de Teatro e Dança, que voltou ao calendário cultural de Pará de Minas em 2018, encantou o público que foi ao Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida no último final de semana. No sábado, 21 de julho, subiram ao palco os artistas de teatro. No domingo, 22, foi a vez das cenas curtas de dança. As coreografias selecionadas para a mostra valorizaram mais uma vez a diversidade de ritmos praticados em Pará de Minas e outras cidades de Minas Gerais.
O evento promovido pela Prefeitura de Pará de Minas, reuniu atores e dançarinos de todas as idades e gêneros artísticos. A mostra tem o objetivo de estimular a criatividade dos artistas e criar meios de divulgação da produção cultural local e regional. “Essa mostra uniu várias gerações. Artistas que estão a mais tempo na estrada e aqueles que estão começando sua carreira tiveram a oportunidade de celebrar juntos a produção artística de Pará de Minas e região”, disse José Roberto Pereira, Assessor da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. “A arte não tem fronteiras. Estamos levando a nossa arte para outras cidades e trazendo o trabalho de fora também para Pará de Minas”, disse Paulo Duarte, Secretário Municipal e Cultura e Comunicação Institucional.
“Viemos prestigiar essa cidade maravilhosa que trouxe essa oportunidade pra gente mostrar a arte que tanto amamos”, disse Baia Pires, atriz da cidade de Nova Serrana.
“Antes o festival tinha artistas só de Pará de Minas, agora que o pessoal de fora também está chegando, vemos a proporção que o evento está ganhando. Isso é muito bom pra gente da cidade”, disse o Ator Wendell Guilherme.
“A arte supera toda a escuridão, arte é luz, é expressão e é vida. Uma comunidade que tem arte, respira”, comentou a Dançarina Derlaine Moreira.
“Foi muito legal essa iniciativa da Prefeitura. Porque não temos tempo no dia a dia a oportunidade de encontrar com todo mundo. Aqui então é uma oportunidade da gente reencontrar as pessoas”, disse Ana Paula Lopes, Professora de Dança.
Este ano, o Festival trouxe uma novidade. Por meio de votação, o público pode escolher a cena que mais gostou. Foram apresentadas dez cenas de teatro e nove de dança. O resultado da votação popular divulgado na quarta-feira, 25 de julho. A cena “Amigas Até que o Crush as Separe” de Regina Oliveira e Andréia Andrade foi a campeã da categoria teatro e a coreografia “Dança Paixão Mundial” da Academia de Dança Corpo e Movimento, foi a vencedora da categoria dança.