Proprietários e moradores que não mantiverem limpos seus imóveis, facilitando a formação de focos do Aedes aegypti serão notificados inicialmente.
Com o intuito de zelar pela saúde pública, evitando a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Vigilância Sanitária, está colocando em prática mais um instrumento na luta contra o Aedes aegypti. A partir de agora, todos os proprietários de lotes vagos que não mantiveram limpas suas áreas e seus quintais, conforme determina a legislação em vigor, serão notificados.
Como ressalta Vander da Silva Rodrigues, Coordenador da Vigilância Sanitária, os casos de dengue têm aumentado em Pará de Minas, assim como em todo o Estado, e todos devem fazer a sua parte para eliminar focos do transmissor da doença.
“Os lotes e quintais sujos são grandes ameaças à saúde pública. A população precisa se conscientizar sobre suas responsabilidades. Nossos fiscais estão trabalhando intensivamente para analisar caso por caso e, se necessário, providenciar a notificação e a aplicação da multa”, ressaltou Vander. Segundo ele, aqueles que descumprirem a legislação e não limparem seus lotes dentro de 20 dias, a partir da notificação, serão multados. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra.
Para acessar a tabela com as condutas que aumentam o risco de dengue, chikungunya e zika vírus e os valores das respectivas multas, clique aqui.