Prefeitura e Senai estão juntos para garantir a qualidade dos alimentos de origem animal produzidos em Pará de Minas.
A Prefeitura de Pará de Minas firmou um Convênio de Cooperação com a FIEMG. Por meio do SENAI, a Federação vai disponibilizar serviços tecnológicos e de consultoria a estabelecimentos agroindustriais de Pará de Minas e região, cadastrados no Serviço de Inspeção Municipal. “Com esse suporte as indústrias poderão se adequar em boas práticas de fabricação, de rotulagem e nutricional dos produtos, coisa que eles tinham muita dificuldade para fazer”, explicou Henrique Pinto Coelho, Médico Veterinário responsável pelo S.I.M.
O Senai disponibilizará profissionais capacitados para prestar consultorias em Boas Práticas de Fabricação e desenvolvimento de produtos. “Essa colaboração com a Prefeitura vai ajudar a indústria a entrar em conformidade com as normas. Isso vai garantir que ela tenha o direito de produzir e que produza de acordo com a legislação. Além disso, serão reduzidos os riscos de multa e apreensão. Para a sociedade é um ganho muito grande, que é a garantia de um produto seguro e adequado para o consumo”, disse Regina Lúcia Sugayana, Diretora do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.
A parceria representa um grande avanço para as empresas, pois facilita a adequação delas à legislação. “Ao ver um produto que tiver o selo do S.I.M., o cliente vai ter certeza da qualidade dele. Um produto de Pará de Minas, feito e fiscalizado aqui”, disse Guilherme Matos, empresário do setor de frigorífico.
O convênio foi assinado pelo Prefeito Elias Diniz na manhã de quarta-feira 27 de junho. “A partir de agora muitas empresas vão dobrar sua produção, vamos gerar mais empregos. Outras empresas, tendo o conhecimento que Pará de Minas tem esse controle com custo mínimo, vão querer se instalar na cidade. Esse é um grande salto. Pará de Minas é o primeiro município de Minas Gerais, com menos de 200 mil habitantes, a ter um Serviço de Inspeção Municipal”, disse o Prefeito Elias Diniz.