Indenização será dividida entre as cidades prejudicadas principalmente pela contaminação do Rio Paraopeba.
Na terça-feira, 16 de julho, Prefeitos e representantes dos 28 municípios atingidos pela tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho se reuniram na cidade de Betim. A reunião teve ainda a participação do Governo do Estado, por meio do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão – Seplag.
O encontro teve o objetivo de unificar a proposta de indenização compensatória aos municípios atingidos direta e indiretamente pelo rompimento da barragem e consequente contaminação do Rio Paraopeba. Foi pactuado um pedido de R$2 bilhões, que será distribuído entre as cidades, conforme critérios definidos na reunião. As propostas serão enviadas ao Ministério Público Estadual e ao Federal e à Vale. “Esses encontros envolvendo o Governo do Estado e os representantes dos municípios são importantes. Chegamos a um acordo, uma proposta inicial do próprio Governo do Estado. Alguns critérios serão usados para definir a porcentagem que cada município poderá receber dessa indenização, como a calha do rio e o número de habitantes, por exemplo. Esses valores poderão ser usados em benefício das populações de cada cidade. Os Prefeitos poderão trabalhar a infraestrutura, saúde, educação e também meio ambiente”, disse o Prefeito Elias Diniz que também esteve na reunião.
A Prefeitura de Pará de Minas trabalha para garantir os direitos da população desde as primeiras semanas após o rompimento da barragem em Brumadinho. “Pará de Minas foi afetada diretamente pela tragédia. Nós captávamos, por dia, mais de 17 milhões de litros de água do Paraopeba para abastecer a cidade. Mas, saímos na frente e fizemos um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público e a Vale. Está sendo preparado um novo sistema de captação de água do Rio Pará e a Vale já cumpriu uma parte do acordo. Já está pronta a ligação entre ribeirões da região de Córrego do Barro ao sistema da empresa Águas de Pará de Minas o que, graças ao pulso firme da Prefeitura, garantiu o abastecimento de água da cidade neste período de seca”, explicou o Prefeito Elias Diniz.