História centenária da manifestação popular de sincretismo religioso em Pará de Minas começa nesta quarta-feira.
Nesta quarta-feira, 06 de junho, às 20 horas, o Museu Histórico de Pará de Minas – Muspam, inaugura a exposição “Relíquias da Irmandade dos Nonatos – Tradição e Fé”. A mostra vem para divulgar e valorizar a história do Grupo Folclórico Os Nonatos, que conta a história de sua formação desde a época da escravatura e com uma expressão religiosa fortíssima em nosso município. “Eles são bastante envolvidos com a história dessa manifestação popular de sincretismo religioso. É o grupo mais antigo de Pará de Minas. Tamanha é a união deles, que acabaram se tornando uma irmandade há pouco tempo”, contou Ana Maria Campos, Gerente do Muspam.
Vinícius Conrado, é um dos integrantes da Irmandade dos Nonatos, e contou que a forma mais rica que a irmandade encontrou para mostrar a sociedade pará-minense sua a história foi por meio da exposição no Muspam. “A Irmandade é centenária e possui muita história com os escravos. A exposição mostrará muitas coisas que jovens de hoje não têm conhecimento, e terão a oportunidade de conhecer” disse Vinícius.
A Irmandade dos Nonatos é composta por várias denominações de reinado como moçambique, candombe, jongo e congo. Na abertura será feita uma apresentação de moçambique e todos poderão apreciar a beleza da tradicional expressão religiosa do grupo.