Ofício das biscoiteiras é um dos saberes mais tradicionais da cidade
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, promoveu na terça-feira, 14 de setembro, uma Oficina de Biscoitos com a Mestra do Ofício Vanilda Barbosa da Silva, realizada no Museu Histórico. O ofício de fazer biscoitos é um dos saberes mais tradicionais da cidade e desde 2012 é reconhecido como patrimônio imaterial de Pará de Minas. O Ofício das Biscoiteiras se desenvolveu por diferentes gerações, e se mantém viva a prática de produção do quitute. A atividade das biscoiteira é realizada, sobretudo, no âmbito doméstico através dos saberes culinários compartilhados.
Durante a oficina, as pessoas que participaram aprenderam a fazer os tradicionais biscoitos cozido, de queijo, de banha e tareco. Para elas foi uma oportunidade de conhecer as receitas e para a biscoiteira, a chance de passar para as pessoas os conhecimentos adquiridos em família. “São receitas simples e tradicionais que não encontramos em padarias”, disse Vanilda Barbosa. A biscoiteira relembrou o tempo em que as avós produziam essas receitas disse que a oficina é a continuação da tradição “pra não ficar esquecido na memória estamos repassando para que outras pessoas possam dar continuidade na tradição”, afirmou.
Maria Lúcia de Sousa Garcia, participante da oficina, contou que ficou muito feliz em aprender a receita do biscoito cozido. Ela disse que era uma receita sempre produzida por sua mãe, herança da avó, mas que não tinha chegado até ela. Na ocasião, Maria Lúcia afirmou que deseja ensinar para outras pessoas tudo que aprendeu ali.
Para a Gerente do Museu Histórico, Isabel Faria é muito importante que a cultura valorize esse patrimônio e promova a preservação do saber. Diante da pandemia de Covid-19, o número de participantes foi limitado. De acordo com Isabel, outras oficinas serão promovidas em breve para que mais pessoas possam participar.