Trabalho preventivo também vai orientar e sensibilizar a população sobre os riscos oferecidos pelo Aedes aegypti à saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde dará continuidade nesta sexta-feira, 30, em Pará de Minas, aos mutirões de limpeza para combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesse dia, das 8 às 15 horas, os Agentes de Combate a Endemias estarão recolhendo os objetos inservíveis que acumulam água e que foram descartados pelos moradores dos bairros Califórnia, União e prolongamento do São Pedro.
O objetivo da ação será a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zica vírus. 30 Agentes de Combate a Endemias estarão mobilizados para a força-tarefa. Divididos em equipes, eles realizarão também a prevenção contra a doença e a conscientização da comunidade.
O Gerente de Vigilância Ambiental, Adailton Moreira, explica que todo o material que acumula água deve ser retirado dos quintais e deixado em frente aos imóveis logo pela manhã, para que possam ser recolhidos pelos caminhões disponibilizados para o mutirão. “É necessário que a população colabore com os Agentes de Combate a Endemias, colocando para fora de casa, no dia do mutirão, pneus, eletrodomésticos, móveis velhos e todo tipo de objeto que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, explicou.