População pode fazer cadastro para próximo mutirão até 28 de novembro
Nos dias 9 a 12 de novembro, no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a castração gratuita de cerca de 250 cães e gatos sob a tutela de ONG’s e protetores de animais de Pará de Minas. A ação foi feita em parceria com o Projeto Castramóvel, que funciona como uma clínica veterinária itinerante, e promove mutirões de castração de animais em todo o estado desde 2017.
Responsável pelo Castramóvel, o Médico Veterinário Marco Furlanetto, explicou que, além da esterilização, foram implantados microchips em todos os animais, para cadastramento e rastreamento deles. “Tivemos uma adesão bem grande, e o pessoal tem mantido os cuidados no pós-operatório. Todos os procedimentos feitos em Pará de Minas foram bem-sucedidos”.
A responsável pelo CCZ, Ana Carolina Campolina, diz que a ideia do mutirão é antiga, mas dependia de um processo de licitação para ocorrer. Através do Consórcio Icismep, do qual Pará de Minas faz parte, o processo pôde ser concluído. “Conseguimos por um preço bem mais acessível para o Município, para que a gente tivesse o maior número de castrações. Nós também tivemos o apoio das ONG’s, que estão sendo contempladas neste primeiro momento”.
Priscila Boeri, membro da Associação Bichinhos Protegidos, esteve presente ao local como representante dos protetores de animais de Pará de Minas. Ela acredita que a iniciativa pode ser um divisor de águas no cuidado aos animais na cidade. “Hoje em dia, temos uma saúde única: são as pessoas, os animais e o meio ambiente. Ainda temos muito a evoluir, mas o importante é começar. Para isso, o apoio de todos é fundamental”.
Bárbara Siqueira levou seu cão para ser castrado. Ela afirma que adotou o animal após encontrá-lo na rua. “Se eu não encontrasse uma forma de castrá-lo, não ficaria com ele. Fico com muita pena dos animais abandonados, então ações como essa ajudam muito os bichinhos”.
A Unidade Móvel de Esterilização Animal (UMEES) Castramóvel foi projetada junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) para atender os animais com a mesma segurança de uma clínica veterinária, seguindo todas as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Castramóvel possui ambientes de pré, trans e pós-cirúrgico.
Cadastro
A Secretaria Municipal de Saúde abriu cadastro para a próxima etapa da castração de cães e gatos. Do dia 17 a 28 de novembro, a população em geral poderá efetuar o cadastro de seu animal de estimação através deste link. Quem preferir também pode realizar o cadastro pelo telefone 0800-9409402, das 7h às 17h.
Segundo Ana Carolina Campolina, é importante ficar atento às restrições e a todas as informações contidas no link de cadastro. O mutirão acontecerá do dia 6 a 10 de dezembro, mais uma vez no Parque de Exposições. As vagas são limitadas, no entanto, outros mutirões também estão sendo planejados para o ano de 2022.
A responsável pelo CCZ observa ainda que a castração é um ato de amor aos pets, pois proporciona a eles uma melhor qualidade de vida e previne doenças. Além disso, é importante para reduzir o número de animais vivendo nas ruas.