Em Pará de Minas, consultas com nefrologistas são realizadas no AME
O Dia Mundial do Rim, instituído no dia 11 de março pela Sociedade Internacional de Nefrologia, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com esse órgão. Essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, os rins são responsáveis pela filtragem do sangue, controle da pressão arterial e produção de hormônios, dentre outras funções. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), estima-se que, em todo o mundo, existam 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas.
Em Pará de Minas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento na especialidade. O médico Geraldo Majella Medeiros de Paula é um dos nefrologistas que atendem no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Segundo ele, as doenças renais, na grande maioria das vezes, principalmente quando associadas à diabetes e à hipertensão, são pouco sintomáticas. Por esse motivo, é necessário que, especialmente, os pacientes desse grupo de risco passem por avaliações periódicas. O médico destaca ainda que Pará de Minas se diferencia da maioria dos municípios, justamente por contar com dois especialistas e oferecer boas condições para o acompanhamento da saúde renal dos pacientes. “Nossa marcação não tem demora, se o paciente for encaminhado, conseguimos atender em poucos dias. Temos todo o suporte para trabalhar. É um diferencial. A maioria das cidades não têm o atendimento em nefrologia e, às vezes, quando tem, demora muito para atender. Aqui, não. Temos um atendimento ágil e uma estrutura que nos oferece tudo o que precisamos”, enfatizou.
Geraldo Majella de Paula orienta as pessoas a não negligenciarem seus diagnósticos e a não deixarem de tratar doenças crônicas. O acompanhamento médico, ressalta, é muito importante para que problemas sejam diagnosticados na fase inicial, evitando o agravamento da saúde. Ele destaca como fatores de grande importância nos cuidados com os rins, o controle da pressão arterial e a diminuição do consumo de sal, de proteínas de origem animal, como a carne vermelha, e de embutidos. A ingestão de líquidos, principalmente de água e a prática de atividade física também são indispensáveis para a prevenção de doenças renais. O nefrologista destacou ainda que a obesidade é um fator de risco para esses problemas.