Trabalho é desenvolvido em todas as UBSs, com informações e estratégias para quem quer largar o cigarro.
O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, 428 pessoas morrem por dia em decorrência do fumo. De todas as mortes registradas no país, 12,6% estão relacionadas ao tabagismo. Dentre as doenças que mais matam, o câncer de pulmão, de estômago, traqueia e esôfago, diretamente ligadas ao cigarro, são destaques. Além disso, o fumo também é responsável por outros males, como infertilidade masculina, impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite e doenças do coração. Diante de um cenário tão alarmante, o Governo Federal e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) instituíram 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O principal objetivo da data é ajudar a reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e à saúde das pessoas, principalmente.
Em Pará de Minas, a data é comemorada com avanços que o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo tem conquistado, por meio dos grupos de apoio para as pessoas que desejam parar de fumar. Esse trabalho é realizado em todas as UBSs da rede municipal de saúde. “Esses grupos são de grande valia para quem quer parar de fumar. Neles, são tratadas as dificuldades que as pessoas têm para largar o cigarro, com informações e estratégias que abordam o comportamento, o pensamento e o sentimento dos fumantes”, explica Juliana Resende da Fonseca, referência técnica do Programa, no Município. Das 682 pessoas que participaram dos grupos desde 2015, quando o trabalho foi iniciado, 206 conseguiram para de fumar, de acordo com ela.
O tratamento é feito ao longo de um ano, com o acompanhamento de médicos e enfermeiros das próprias UBSs, além dos farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educadores físicos que integram as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). No primeiro mês, o paciente deve participar de reuniões semanais. No segundo, os encontros são quinzenais e, a partir do terceiro, as sessões são mensais, até completar 12 meses. Os interessados em participar devem iniciar o acompanhamento no início do grupo. Não é permitida a entrada de fumantes após o começo do trabalho.
Atualmente, existem nove grupos em manutenção em Pará de Minas. Os próximos a serem iniciados são o do PSF do Bairro Santos Dumont, na Praça Alfredo Leite, no dia 5 de setembro, às 19 horas, e o do PSF do Distrito de Torneiros, no dia 3 de outubro, às 8h30. Outras informações sobre os grupos de apoio contra o tabagismo podem ser obtidas pelo telefone 3231-7722.