Ribeirão Paciência passa a contar com 38 pontos de monitoramento
Datas comemorativas são sempre importantes para lembrar as pessoas sobre algo que parece obvio mas não é. Assim, o Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco, resumiu a relevância da Semana da Água, iniciada na última segunda, 22. “A água é o que temos de mais precioso. Ela é o motor do processo civilizatório. Todas as cidades se desenvolveram em torno da água. Pará de Minas cresceu em volta do Ribeirão Paciência. Estamos aprendendo, cada vez mais, a cuidar da água”, afirmou, durante entrevista em que propôs reflexão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
“Precisamos dessa conscientização”, alertou José Hermano Franco, que também é Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará. Ressaltando que não foi possível realizar nenhuma ação presencial para chamar a atenção para o assunto, em virtude das restrições recomendadas para o controle da pandemia de Covid-19, ele destacou que foram promovidas ações para mobilizar a população de forma virtual. “Aproveitamos a Semana da Água para falar sobre isso e chamar as pessoas ao debate novamente, para mostrar os problemas que enfrentamos e o que está sendo planejado”, afirmou. “É direito das pessoas ter água limpa e em quantidade suficiente. Isso merece cuidado. A água que nasce em Minas, no Rio São Francisco, atende 15 milhões de pessoas, em nove estados. Temos que cuidar dela”, defendeu.
No encerramento da Semana da Água, o Secretário informou que foi iniciado trabalho de base, em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água (ARSAP) e com o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema), para o diagnóstico da bacia hidrográfica de Pará de Minas. “Também começamos o monitoramento do Ribeirão Paciência, que agora tem 38 pontos de avaliação da qualidade de água”. De acordo com José Hermano Franco, o Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio Pará voltou a receber recursos e está retomando o planejamento para a execução do Plano Diretor e a recuperação dos mananciais, dentre. Isso precisa das pessoas, das empresas, dos políticos. É um grande trabalho de mobilização”, resumiu.