Geração de empregos e renda estão entre os efeitos multiplicados pela atividade turística
O turismo como atividade estratégica capaz de potencializar recursos, gerar emprego e renda e integrar diferentes setores da economia local. Essa foi a tônica do I Seminário Nacional de Governança para o Turismo, do qual participaram o Prefeito Elias Diniz e o Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Paulo Francisdale, em Capitólio, junto com autoridades representativas das três esferas governamentais, de entidades ligadas ao Turismo e do SEBRAE, órgão que apoiou o evento. O Secretário Nacional de Turismo, Bob Santos, foi um dos palestrantes que orientaram os gestores municipais sobre os programas de incentivo coordenados pelo Governo Federal.
“Entendemos o turismo como uma força econômica capaz de contribuir para o desenvolvimento de Pará de Minas. Temos tido um incremento, sobretudo em relação ao turismo de negócios e ao turismo esportivo. Recentemente, tivemos eventos desses setores que lotaram a rede hoteleira, movimentaram bares, restaurantes e todo o comércio. Estamos atentos a essas oportunidades e trabalhando para consolidar o turismo”, ressaltou Elias Diniz. Para isso, o Município está buscando parcerias que podem abrir novos caminho. Exemplos disso são os contatos com o Diretor Presidente do SEBRAE, Carlos Melles, feitos durante o Seminário.
Paulo Francisdale, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, destaca que “o turismo tem um efeito multiplicador na economia local”. Por isso, ao estruturarmos a política pública que vai nortear nossas ações, procuramos considerar a realidade local, tanto do ponto de vista da nossa realidade, quanto das nossas potencialidades. Hoje, Pará de Minas compõe o Mapa do Turismo Brasileiro e o nosso Conselho Municipal do Turismo está ativo. Também temos o Fundo Municipal do Turismo, que está de acordo com as exigências do Ministério do Turismo. Isso significa que nosso município está habilitado e pode ser contemplado pelos programas do Governo Federal”, explicou. Também temos que ressaltar a posição de destaque de Pará de Minas no Circuito Turístico Verde Trilha dos Bandeirantes.”
O Seminário Nacional de Governança para o Turismo foi promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e a Prefeitura de Capitólio, com o apoio institucional do Sebrae.