Pará de Minas é a única cidade mineira a receber o projeto que servirá de referência para todo o estado.
Parceira do projeto, a Secretaria de Estado de Saúde enviou a assessora da Vigilância Epidemiológica, Carolina Amaral, para acompanhar o trabalho em Pará de Minas. Segundo ela, os recursos que estão sendo implementados aqui em Pará de Minas são aditivos aos que já vem sendo utilizados. “Inicialmente, eles não vão suprir toda a necessidade do processo de controle desses vetores, mas complementarão as medidas que já existem”, explicou ela.
“As metodologias preconizadas pelo programa de controle de vetores não têm dado o resultado que a gente espera. Por isso, estamos buscando outras formas com esse trabalho em Pará de Minas”, disse José Bento Pereira Lima, Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.
Segundo o Prefeito Elias Diniz, os dados que serão obtidos por meio dessa pesquisa, que vai durar praticamente um ano e meio, poderão ser compartilhados com o Brasil inteiro. “Imagine só quantas vidas poderemos salvar! Essas técnicas, esses procedimentos e esse trabalho conjunto que está sendo elaborado aqui em Pará de Minas vão resultar em um documento que será compartilhado com outros municípios”, disse o Prefeito Elias Diniz.
A Prefeitura pede para que a população colabore com o trabalho, recebendo bem os Agentes de Combate a Endemias que visitam residências de todas as regiões da cidade.