A retomada das atividades desses segmentos segue rígidos protocolos para evitar a disseminação do coronavírus
A flexibilização do funcionamento de salões de beleza, clínicas de estética, academias e estabelecimentos de condicionamento física são a tônica do mais novo decreto promulgado pela Prefeitura de Pará de Minas para a prevenção ao contágio e contenção da propagação do novo coronavírus. A retomada do funcionamento desses estabelecimentos mediante rígidos protocolos de segurança foi deliberada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contigenciamento em Saúde COVID-19.
Segundo o Prefeito Elias Diniz, a reabertura desses segmentos foi respaldada por dados da Secretaria de Estado de Saúde. “Temos que agradecer ao comércio, à Ascipam e à CDL, que realmente entenderam as metodologias de trabalho. A população tem nos ajudado muito. Hoje, mais de 90% das pessoas que circulam nas ruas usam máscara. Isso é muito positivo, mas não significa que temos que ter um relaxamento. Ao contrário, temos que ser cautelosos”, destacou. De acordo com ele, se essa curva da evolução da COVID-19 cair ou se estabilizar, outras flexibilizações poderão ocorrer, desde que o Comitê as aprove.
É importante ressaltar que os salões de beleza e as academias não saíram do decreto que estabelece restrições para evitar a disseminação do coronavírus. “Eles tiveram uma flexibilização. Eles ainda estão dentro do radar, com restrições”, enfatizou o Prefeito Elias Diniz.
De acordo com o decreto, os salões de beleza e os estabelecimentos congêneres deverão observar medidas de segurança, dentre as quais o atendimento individualizado por agendamento, o uso de máscaras e luvas pelos clientes e colaboradores. Para as academias, o documento estabelece a limitação do acesso de alunos a cada 20 metros quadrados por pessoa, a duração máxima de 50 minutos para as aulas e a higienização constante de superfícies e equipamentos, além de outros protocolos de segurança.
Clique aqui para acessar o Decreto 11.110.