Medidas restritivas entram em vigor neste sábado, 21 de março
Lojas, academias, salões de beleza, clínicas de estética, casas de show, boates, centros comerciais, bares e restaurantes estão fechados por 10 dias, a partir deste sábado, 21 de março. Estas são algumas das determinações do Decreto 11.045/2020, editado hoje, após reunião do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19. O documento também estabelece o fechamento de centros comerciais, galerias e parques de diversões, além da suspensão de congressos, seminários e feiras de exposição. Não estão incluídos no Decreto supermercados, padarias , varejões e farmácias, que poderão funcionar, desde que trabalhem com sistema de entrega em domicílio e assegurem a proteção dos funcionários e clientes, a partir de logística e limite de distanciamento.
Casas lotéricas e bancos funcionarão de acordo com um protocolo de medidas protetivas, de modo que não haja aglomeração de pessoas. “Para os que não seguirem os protocolos existem as sanções e nós não vamos perdoar. O que nós vamos fazer é autuar e ao mesmo tempo, se necessário for, utilizar o poder coercitivo por parte da Polícia Militar”, ressaltou o Prefeito Elias Diniz. “A partir de amanhã, nós teremos dez dias de recesso, quando todos os comerciantes e empreendedores precisarão ter paciência e compreender as necessidades do momento. Nós precisamos pensar no ser humano. Mas estamos satisfeitos em dar a nossa contribuição para o município” disse José Misael de Almeida, Presidente da Ascipam.
O Presidente da CDL, Nilton Ferreira de Oliveira, considerou que a medida, também implantada em outras cidades, é necessária diante da grave situação imposta pela disseminação do COVID-19. “As pessoas devem ficar em casa. Caso contrário, o Decreto terá sua eficácia prejudicada”, afirmou.
O Prefeito Elias Diniz destacou ainda que a Prefeitura está tomando diversas medidas de retaguarda, como a preparação de uma unidade especial para assistência a pessoas com sintomas gripais, no antigo Pronto Atendimento, que entrará em funcionamento na próxima semana. Ele reforçou durante a reunião a importância das pessoas permanecerem em casa, em quarentena, para se protegerem.
Clique aqui para acessar o Decreto 11.045/2020.