Implantado em 2017, SGI já traz resultados positivos às unidades de ensino da Prefeitura.
A Prefeitura de Pará de Mina segue em busca de uma educação de qualidade para todas as crianças e adolescentes atendidos pelas escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino. Desde de 2017, a Secretaria Municipal de Educação tem uma parceria com a Fundação Pitágoras que implantou nas unidades educacionais o Sistema de Gestão Integrado (SGI).
A capacitação iniciada em março do ano passado terá duração de dois anos. São 24 encontros com diretores e especialistas das 34 unidades de ensino. “A cada mês, esses profissionais se reúnem durante dois dias. O objetivo é justamente aumentar a qualidade do ensino que oferecemos nas escolas. Depois desse período, desde que foi iniciado, já percebemos a mudança no trabalho das escolas”, disse Cláudio Feliciano da Silva – Diretor de Programas e Projetos.
Um dos diferenciais do programa é que ele é colocado em prática ao mesmo tempo que é implantado. “A cada uma das 24 jornadas, é implementado um processo e no próximo encontro o resultado é compartilhado”, explicou Cláudio lembrando que o SGI beneficia os quase nove mil alunos da Rede Municipal.
A proposta da Prefeitura de Pará de Minas é justamente contribuir para o desenvolvimento da cidade por meio da educação. A eficácia do sistema já foi comprovada em outras cidades do Brasil. “A gente proporciona a todos os educadores que participam uma troca de experiências que são adquiridas ao longo do processo. As boas ideias são compartilhadas entre as escolas. É um sistema que contribui diretamente para o processo de ensino-aprendizagem da Rede. São práticas voltadas para o pedagógico e para o autodesenvolvimento acadêmico dos alunos”, disse Cláudia Fonseca, Facilitadora da Fundação Pitágoras.
“Esse ano estamos colhendo os frutos do trabalho que a gente já aplicou. Agora, a escola é regida por uma gestão de dados. Com esses números, a gente trabalha as dificuldades da escola, do aluno, do pai, do professor e dos demais funcionários. É com esse sistema que a gente consegue entender melhor e ter uma visão ampla da escola, ficou mais fácil identificar e resolver problemas”, disse Claudirene Carvalho, Diretora da Escola Municipal Orosina Cecílio Mendonça.