Comtur é responsável por determinar estratégias e ações para o turismo na cidade
Os novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) tomaram posse na manhã desta quinta-feira (1), na Casa da Cultura. Para a Presidência, foi eleito Sérgio Araújo, que atua na Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. Kenede dos Reis, Presidente da Ama Pangeia, é o novo Vice-Presidente. Juliana Souza, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, foi reeleita Secretária.
O Comtur foi criado em 1º de dezembro de 2011. Ele é um órgão com funções deliberativas, consultivas, normativas e fiscalizadoras. Constituído por dez membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes do Poder Público e da comunidade, o Conselho tem a missão de fomentar e promover a atividade turística em Pará de Minas.
Para o novo Presidente do Comtur, Sérgio Araújo, o Conselho é importante pois tem, entre seus membros, representantes do poder público e da sociedade civil. “Procuramos promover o crescimento, o desenvolvimento e a divulgação do turismo, através de ações, não só dentro do Município, mas também fora, por meio de parcerias com as instâncias governamentais”.
Sérgio diz que o objetivo é estar atento a todas as oportunidades turísticas possíveis, seja no setor público ou no privado. “Vamos pegar todos os agentes indutores do turismo na cidade. No decorrer dos próximos dias, nos reuniremos para traçar um cronograma de ações”, pontua.
Alexandre Valverde Moreno, Diretor de Esporte, Lazer e Turismo, acredita que o esporte tem um potencial grande de atrair turistas à cidade. “Há vários fatores turísticos importantes em Pará de Minas, mas o esporte a gente enxerga como preponderante. Estamos tentando fortalecer isso ainda mais, com algumas parcerias”. Ele diz ainda que a busca do Conselho é pelo fortalecimento de todo o setor turístico da cidade. “É uma somatória de esforços em prol do povo pará-minense”, completa.
A Turismóloga e Gestora do Circuito Turístico Trilha dos Bandeirantes, Cecília Galvão Fonseca, observa que o Comtur é necessário para estabelecer uma conexão entre poder público, sociedade civil e empresários. Ela também cita algumas estratégias adotadas pelo Conselho recentemente. “O Conselho reúne todos esses atores, e é um órgão consultivo, a fim de traçar um planejamento mais adequado à realidade do Município. Ultimamente, temos feito o cadastro de empresas e prestadores de serviços turísticos. Além disso, incentivamos a aderência ao selo ‘Turismo Responsável’ e criamos novas rotas turísticas na região”.
Cecília observa que a pandemia prejudicou bastante o setor turístico, já que a recomendação era não sair de casa de forma nenhuma. Porém, o Comtur aproveitou o momento para ajustar seu planejamento, traçando ações a serem feitas com a retomada do setor. “O turismo baseia-se nessa movimentação de pessoas, nesses deslocamentos. Hoje, com um maior entendimento da pandemia, já é possível realizar pequenas viagens, seguindo os protocolos recomendados. O Conselho não parou de trabalhar durante a pandemia, para que possamos fazer essa retomada de forma mais organizada”, finaliza.