O objetivo é oferecer oportunidades para qualificação profissional e inclusão digital
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, instalou na Escola Municipal Dona Cotinha dois novos projetos sociais, o Criando Laços e Costurando Oportunidades e Inclusão Digital e Cidadania. Ambos têm como objetivo estimular o fortalecimento comunitário de famílias que moram nos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Financiados pelo Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, eles possibilitam acesso a cursos de corte e costura e a aulas de informática.
O Criando Laços e Costurando Oportunidades é uma iniciativa que propõe a transformação da realidade de mulheres beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida. Por meio da qualificação em corte, costura e modelagem, ele busca a emancipação econômica das participantes no curso, abrindo oportunidades para a geração de renda. Já o projeto Inclusão Digital e Cidadania é centrado no desenvolvimento e formação profissional de adolescentes, a partir do acesso às ferramentas e tecnologias de informação.
Segundo o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, as ações dos projetos significam novas oportunidades para adolescentes, jovens e adultos. “Os espaços incentivam a prática, oportunizando jovens adolescentes e adultos, onde serão atendidos a comunidade escolar e moradores do Programa Minha Casa, Minha Vida”, afirma.
Maria de Lourdes de Jesus, moradora do Residencial Capanema, espera com grande expectativa o início da qualificação. “O meu interesse pelo curso de corte e costura é que, através dele, poderei ter uma renda dentro de casa, uma oportunidade para crescer e ser valorizada. Com esse curso, acredito que terei chance de conseguir um emprego”, acredita.