Prefeitura substituiu tubulação rompida que causava o esvaziamento da Lagoa.
Uma semana depois do início, a Prefeitura de Pará de Minas concluiu a obra de reparo na tubulação do sistema de drenagem da Lagoa do Bariri. O trabalho feito pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, em parceria com o Ministério Público, teve o objetivo de pôr fim ao problema que causava o esvaziamento da Lagoa.
Na segunda-feira, 7 de outubro, o tubo de metal rompido foi retirado para dar lugar as manilhas de concreto. “Parabenizo e agradeço aos funcionários da Prefeitura que trabalharam lá com empenho e em tempo recorde e também ao Ministério Público que nos cedeu a máquina para a realização da obra e à Ama Pangéia. Tiramos onze metros de ármico de metal e substituímos por manilhas de concreto. Além disso, fizemos um envelopamento de concreto na tubulação, para dar mais segurança. O próximo passo é fazer os reparos de jardinagem e alvenaria, onde a máquina precisou passar. Agora, a Lagoa começa a encher novamente, aguardamos as chuvas para que ela volte novamente a ser o que era”, disse o Vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Zezé Porfírio.
O problema no Bariri começou em 2015. Durante as obras de desassoreamento da lagoa, uma máquina teria passado por cima e rompido a tubulação. Desde então, aos poucos, a lagoa foi se esvaziando, por causa da fissura na tubulação.