Um número expressivo de participantes elaboraram tapetes criativos e coloridos.
No dia 6 de maio, as Igrejas de Nossa Senhora da Conceição, bairro Providência, e São Pedro, bairro São Pedro, com apoio da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, ofereceram gratuitamente a Oficina de Confecção de Tapetes Processionais de Corpus Christi – 2018. “O curso é muito bom, achei maravilhoso. Além de manter uma tradição antiga da nossa cidade, eu oferecerei os tapetes para Jesus passar. Estou emocionado e chega a aumentar a ansiedade”, disse Jean Vitor Maia, de 15 anos de idade.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição recebeu os professores e artistas da Escola de Artes e Ofícios – Sica, Wagner de Vasconcelos Campos e Eduardo Libério R. Francisco, que há anos contribuem para manter viva essa tradição cultural e religiosa do Município. “Nós ministramos o curso na Igreja Nossa Senhora da Conceição e o tapete que escolhemos foi um grande sucesso. A aceitação dos participantes foi grande e recebida com entusiasmo” disse Eduardo Rodrigues.
Os tapetes são registrados como bens imateriais de Pará de Minas desde de 2010, é patrimônio cultural da cidade. Neste ano a grande novidade foi trazer os dois artistas da cidade de Itaúna, Bel e Douglas de Abreu, da Associação Usina de Sonhos, que também foram responsáveis por ministrar uma das oficinas, a ocorrida na Igreja de São Pedro.
No próximo dia 31, dia de Corpus Christi, todo o conhecimento adquirido pelos participantes nos cursos, poderá ser aplicado nas ruas dos bairros Grão Pará e São Pedro, lugares por onde a procissão passará.