É uma oportunidade para aprender a manter uma tradição registrada em Pará de Minas desde o século XIX.
A Forania de Nossa Senhora da Piedade e a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional realizam neste sábado, 4 de maio, duas oficinas de confecção de tapetes processionais de Corpus Christi. Uma delas será na Matriz de São Pedro e a outra, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. “Fizemos um convite à comunidade de Itaúna e virão dois profissionais de lá, a Bel de Abreu e o Douglas de Abreu. Eles estarão na Matriz de Nossa Senhora da Conceição fazendo um intercâmbio do conhecimento sobre os materiais que podem ser usados para a confecção desses tapetes artesanais tão bonitos. No São Pedro, o artista pará-minense João Batista da Costa Leite é quem ministrará a oficina. É uma oportunidade excepcional para quem ajuda a manter essa tradição. Qualquer pessoa pode participar, ao final, inclusive, eles vão receber um certificado”, disse o Assessor da Secretaria Municipal de Cultura, José Roberto Pereira.
A ação é uma preparação para a procissão de Corpus Christi que este ano será realizada na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no dia 20 de junho. “Em Pará de Minas, a celebração de Corpus Christi reúne fiéis de todas as paróquias, cada ano em uma delas. Convidamos todos a irem se preparando. A procissão vai sair do Restaurante da Criança do Recanto, por volta das 16 horas, em direção à Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição”, disse Padre Adilson Neres, Administrador Paroquial.
Quem participar das oficinas poderá aprender técnicas para confecção dos tapetes que tradicionalmente ornamentam as ruas na solenidade da Igreja Católica. “Em Minas Gerais, por ser um estado com tradição religiosa muito bem cultivada, mantém-se essa forma de homenagear Jesus Cristo”, disse o Padre.
O ofício de confeccionar tapetes de Corpus Christi é registrado como patrimônio imaterial do município de Pará de Minas. “Desde 2010 a tradição tem esse reconhecimento. É um ofício que existe por aqui desde que Pará de Minas ainda era uma vila, temos esse registro histórico. É sempre uma alegria poder contribuir com uma tradição tão importante como a confecção dos tapetes”, disse José Roberto.
As oficinas são gratuitas e acontecem das 14 às 17 horas, nas duas paróquias.