Responsável pelo órgão apresentou números e outras informações importantes
Na manhã desta terça-feira (6), o Ouvidor Municipal, Miguel Marinho, fez um balanço do funcionamento e falou sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão da Prefeitura durante os primeiros seis meses do ano. Ele apresentou informações referentes a manifestações recebidas e explicou quais são as formas de acesso à Ouvidoria.
De acordo com Miguel, durante o primeiro semestre foram registradas 4.881 manifestações. “O balanço é muito positivo, pois, desse total, 4.295 já demandas já foram solucionadas. O restante ainda está em processo, pois não tivemos dados suficientes para um parecer final”. Ele diz que as solicitações de troca de lâmpadas queimadas lideram o ranking de manifestações, com 2.634, sendo que 2.525 já foram solucionadas.
A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura. Nela, a população pode registrar diversos tipos de manifestações, sejam pedidos, reclamações, elogios ou sugestões de melhorias em diferentes departamentos públicos.
Ao chegar à Ouvidoria, a demanda é analisada e encaminhada ao setor responsável por dar uma solução ou um parecer sobre a questão. “Às vezes as pessoas não sabem a quem recorrer para resolver seus problemas. Nós estamos aqui para esclarecer essas dúvidas e fazer com que as solicitações cheguem ao lugar correto”, diz o Ouvidor.
Ele dá exemplos de como são feitos esses encaminhamentos: “Se for um buraco na rua, vamos enviar à Secretaria de Obras. Ela então vai emitir uma ordem de serviço e determinar o reparo. Se for uma reclamação sobre um serviço da Saúde, vamos destiná-la ao setor que gerou a reclamação. Já se for um elogio, encaminharemos à pessoa elogiada, como forma de reconhecer o bom desempenho seu e de sua equipe”.
Para Miguel, as manifestações da população são extremamente importantes, pois contribuem para a melhoria dos serviços públicos. Segundo ele, o prazo legal para resposta à solicitação é de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. No entanto, a Prefeitura tem trabalhado com um prazo bem menor, dependendo da complexidade do pedido.
São várias as formas de acesso à Ouvidoria. A população pode registrar sua demanda através do aplicativo da Prefeitura, disponível para Android e iOS; do Whatsapp, através do número (37) 9 9979-5428; do telefone fixo (37) 3233-5655; do site oficial da Prefeitura, ou ainda de maneira presencial, no 2º andar do prédio da Prefeitura.