Ação integra atividades ligadas ao ICMS – Patrimônio Cultural
Conhecer para Preservar. Este foi o eixo central da palestra promovida pelo Setor de Educação para o Patrimônio Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional para servidores do órgão. A iniciativa faz parte do conjunto de ações de salvaguarda, proteção, promoção e difusão do patrimônio histórico tombado e registrado do município, inseridas nas atividades ligadas ao ICMS – Patrimônio Cultural, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
20 servidores da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional que trabalham diretamente na manutenção e limpeza dos bens imóveis tombados participaram da palestra. “Nosso objetivo foi orientar a equipe para os cuidados com a conservação de tão importante legado deixado pelos nossos antepassados e que carrega parte da história dos 161 anos da emancipação de Pará de Minas”, destacou Gustavo de Aguiar Araújo, historiador da Secretaria. Alaércio Delfino, também historiador, ressaltou na palestra que a Prefeitura conta com uma equipe própria para realizar as atividades relacionadas à documentação do trabalho de valorização e conservação do patrimônio histórico do Município. Essa estrutura permitiu que Pará de Minas, em 2020, fosse classificada em 28º lugar no ranking dos 853 municípios mineiros que mais preservam seus bens, dentro do Programa do ICMS do Patrimônio Cultural, do Governo de Minas Gerais. A pontuação do município chegou a 16,72, o que representará repasse de aproximadamente R$ 400 mil do Estado para investimentos na área.
Ana Paula Heidenreich Leite, Técnica em Administração lotada no Cine Cultural, que funciona do prédio da antiga Estação Ferroviária, foi uma das servidoras que assistiu à palestra. Segundo ela, a promoção foi muito importante para a conscientização sobre a preservação dos bens tombados. “A história está presente no dia de hoje” e deve ser valorizada, afirmou. Para o empresário Elton Simão, membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas, a iniciativa foi muito bem recebida pelo órgão. Ele acredita que a conservação do patrimônio faz parte da evolução da cidade. “A gente vai percebendo como cada prédio foi evoluindo e a importância de zelarmos por eles. Eles é que contam a nossa história”, afirmou.
A palestra aconteceu no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, no prédio da Casa da Cultura, no dia 25 de setembro. Com público reduzido devido ao distanciamento imposto pela pandemia do Covid-19, a promoção respeitou todos os protocolos recomendados para evitar a disseminação da doença, como a disponibilização de álcool gel e a obrigatoriedade do uso de máscara por todos os participantes.