Turismóloga Fabiana Rocha falou sobre as perspectivas para o turismo na cidade
A turismológa e mestre em desenvolvimento econômico Fabiana Rocha esteve na sede da CDL de Pará de Minas, na noite desta quinta-feira (2), para proferir a palestra “O Fomento da Economia Através do Turismo”. O evento foi promovido pela CDL, com apoio da Prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Dentre o público presente, estavam membros do Comtur e do Circuito Trilha dos Bandeirantes. Fabiana falou sobre sua experiência na área e as potencialidades do setor turístico para o desenvolvimento econômico de diversos lugares, incluindo exemplos de como Pará de Minas pode aproveitar oportunidades, mesmo não tendo a fama de ser uma cidade turística.
Para a turismóloga, Pará de Minas tem tudo para ser uma referência em gastronomia. “É preciso que haja uma organização entre produtores de alimentos e os restaurantes. Um trabalho conjunto para promover a cidade”, afirma.
Fabiana diz que essa é apenas uma das possibilidades. Ela enxerga também outras oportunidades para o desenvolvimento da economia do Município através do turismo. “Pará de Minas tem um comércio muito forte. A gente conversou a respeito disso aqui. Vem muita gente de fora para comprar, e os hotéis estão sempre cheios”.
O potencial turístico da cidade ainda é pouco reconhecido pela grande maioria dos pará-minenses. Para alterar esse cenário, Fabiana sugere que as crianças sejam incentivadas a explorar e perceber as opções existentes. Assim como a palestrante, o Presidente do Comtur, Sérgio Claret, entende que as crianças podem ser uma grande “ponte” para o desenvolvimento do turismo. Ele elogiou a iniciativa da CDL de promover o evento, e destacou a importância do encontro para a política local.
“A gente sai daqui hoje muito motivado. A experiência trazida pela Fabiana enriquece o debate e traz novas ideias para que o Conselho desenvolva ações que fortaleçam o turismo em Pará de Minas”, pontua Sérgio.