Prefeitura se prepara para implantar o Olho Vivo. Investimento na primeira fase é de R$ 2,4 milhões.
A Prefeitura de Pará de Minas firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Ciências e Tecnologia, Inovações e Comunicações. Uma das primeiras etapas da parceria será a instalação das câmeras do sistema conhecido como “Olho Vivo”.
O sistema faz parte do projeto de Cidade Inteligente que a Prefeitura de Pará de Minas trabalha para implantar. Será um investimento, na primeira fase, de aproximadamente R$ 2,4 milhões. A verba será da Prefeitura, do Governo Federal e da Ascipam. “Recebemos o Acordo de Cooperação Técnica. Isso significa que o Ministério de Ciências e Tecnologia contribuirá na construção da chamada ‘Cidade Inteligente’. Esse modelo vai trabalhar os nossos aparelhos da educação, saúde e o Olho Vivo, sistema de monitoramento das ruas em parceria com a Polícia Militar. O recurso que é parte do Município já está alocado, a outra parte veio por emenda parlamentar e agora aguardamos a Associação Comercial”, disse Elias Diniz.
O processo licitatório para colocar o projeto em prática deve ocorrer a partir do próximo ano. “A partir do próximo dia 28 de novembro poderemos efetivar os Guardas Municipais que passaram no Concurso Público. Eles terão um treinamento com a Polícia Militar de Minas Gerais. Quando o processo licitatório estiver concluído, faremos o planejamento de operação e execução”, disse o Prefeito.
O sistema de monitoramento terá, na primeira fase, até 35 câmeras. Na segunda etapa, serão até 70 e, na terceira, mais de 100 câmeras. “O sistema chegará também a comunidades da área rural. Um mapeamento feito pela PM mostrou estratégias de monitoramento para Carioca, Torneiros, Bom Jesus do Pará, Tavares e Matinha”, contou Elias Diniz.
Até a terceira fase, o Cidade Inteligente contemplará ainda a troca de todo o sistema luminotécnico da cidade. “Esse sistema possibilitará, inclusive, que seja feito o rastreamento dos veículos de transporte público, por exemplo”, concluiu Elias.