Pará de Minas está entre os cinco municípios mineiros selecionados para participar em Brasília da 2ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial, que começa nesta terça-feira, 19 de junho. O evento, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, integra a programação do XI Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial. Acompanharão a apresentação do trabalho realizado em Pará de Minas, o Prefeito Elias Diniz, o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos e técnicos.
Participaram da seleção 110 municípios brasileiros, dos quais 35 foram selecionados para apresentar suas experiências. A Mostra é um espaço de comunicação entre municípios, Distrito Federal e estados, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de soluções para situações-problemas que podem ser encontradas em diferentes territórios.
O trabalho apresentado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social identificou e mapeou os territórios do município de Pará de Minas, de forma a garantir a proteção social e a defesa de direitos da população. Utilizando os fundamentos da Gestão da Qualidade, a experiência desenvolveu soluções para os fatores que comprometiam os processos, garantindo a sua sustentabilidade e viabilidade, além de controlar as informações.
Vigilância socioassistencial
A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo principal fornecer aos CRAS, CREAS e ao Centro POP informações, indicadores e listagens territorializadas para que possam auxiliar as ações de busca ativa e apoiar as atividades de planejamento e avaliação dos próprios serviços.