Alunos da rede municipal de ensino receberam certificados de conclusão do programa de educação ambiental.
Quase 500 alunos matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental de 11 escolas da rede municipal de ensino receberam na última sexta-feira, 23, certificados de conclusão do programa Vigilantes da Natureza, uma iniciativa da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Lamil Lage Minérios, Ama Pangeia, Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), Águas de Pará de Minas, Grupo Agro e Fazenda Maniçoba. A formatura aconteceu no ginásio poliesportivo da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães (CAIC), com a presença de autoridades, estudantes, educadores, apoiadores do programa e comunidade. O programa tem o objetivo de desenvolver a compreensão e a conscientização das crianças sobre a importância da preservação ambiental e de atitudes sustentáveis.
Durante a cerimônia, foram premiadas com bicicletas as crianças que elaboraram em sala de aula as melhores produções de texto sobre as ações que poderiam ser adotadas para melhorar o ambiente escolar. Os professores que se destacaram no desenvolvimento do programa também foram homenageados. “O Programa Vigilantes da Natureza tem contribuído para que a educação ambiental seja uma prática constante nas escolas municipais”, considerou a Secretária de Educação, Marluce de Souza Pinto Coelho. “Por isso, fizemos questão de valorizar esses profissionais que incentivam seus alunos a refletirem e a adotarem ações que contribuem para a preservação do meio ambiente”, explicou. Segundo ela, o programa implantado no início de 2018, foi desenvolvido em 20 turmas, com uma nova metodologia. “Ampliamos a duração do programa, que passou de três meses para durante todo o ano letivo, e a parte prática”, considerou.
Segundo a professora aplicadora do programa, Karina Lara, as aulas foram enriquecidas com vídeos e atividades práticas que auxiliam a compreensão dos temas tratados. Nas escolas, as crianças desenvolveram trabalhos sobre temas como coleta seletiva, reaproveitamento de óleo de cozinha para a produção de sabão, decomposição do lixo e análise da conta de consumo de água. Durante o ano, os alunos também participaram de visitas orientadas à Lamil Lage Minérios para a compreensão das ações de revitalização da área; à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Águas de Pará de Minas; ao Sítio Botucatu, pertencente ao Grupo Agro, para perceber as boas práticas de cultivo dos alimentos e à Fazenda Maniçoba para conhecer o biodigestor, alternativa para o tratamento de dejetos de suínos.
Parceiros em favor conhecimento que gera ações sustentáveis.
Para o empresário Mário Augusto Silveira Pinhão, Diretor do Grupo Agro, um dos apoiadores do Vigilantes da Natureza, iniciativas como o programa são essenciais para a promoção da educação ambiental. “Para nós, é mais que uma satisfação apoiar o programa. É uma honra”, enfatizou. Considerando a área de atuação do grupo que dirige, ele ressalta que o Brasil, líder mundial na produção de alimentos e em reservas ambientais, deve se destacar também na preservação ambiental. “Temos que continuar trabalhando incessantemente para que sejamos cada vez mais eficientes na produção de alimentos e também na preservação de nosso planeta. A educação ambiental das crianças é fundamental para isso”, disse.
De acordo com o professor Ruperto Vega, Diretor Geral da FAPAM, também presente ao encerramento da primeira turma do programa, o apoio ao Vigilantes da Natureza foi uma oportunidade da instituição contribuir com a comunidade. “Ainda que nosso foco de atuação seja a educação de adultos, compreendemos que a conscientização ambiental deve ser trabalhada com crianças, para que elas possam crescer e compreender melhor as contrapartidas exigidas pela natureza quando queremos nos desenvolver economicamente”, explicou.
Daniela Lunardi Mazagão, Assessora Jurídico Ambiental da Lamil, destaca que a educação de qualidade e continuada é base para um mundo mais justo e um meio ambiente mais equilibrado. “Acreditamos ser de suma importância apoiar programas voltados a comunidade. O Vigilantes da Natureza proporciona conhecimento das questões ambientais e de suas implicações na qualidade de vida do ser humano, estimulando os alunos a disseminar os conhecimentos adquiridos em suas próprias casas”, explicou. “Com o trabalho realizado no programa, as crianças estão sempre atentas à realidade local, sensibilizadas para perceberem a realidade ambiental ao seu redor”, acredita.
O desenvolvimento de ações sustentáveis a partir do conhecimento difundido pelo Vigilantes da Natureza é destacado por Thiago Contage, Superintendente da concessionária
Águas de Pará de Minas, como um ponto de destaque do programa. “Para nós, é sempre muito gratificante participar de ações que visam mais qualidade de vida para a população. Temos satisfação em contribuir para a formação ambiental de tantas crianças e apoiar um projeto que resulta em práticas mais sustentáveis nas escolas de nossa cidade”, afirmou.